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6 maneiras de aumentar a retenção de clientes no agronegócio

Você provavelmente já escutou que a retenção de clientes é mais barata do que adquirir novos. Para isso, gerenciar a experiência deles é a maneira mais eficaz de aumentar a satisfação e a fidelidade.

Produtores rurais fiéis não apenas podem garantir mais vendas, como também têm maior possibilidade de adquirir produtos e serviços adicionais.

Além disso, eles são mais propensos a indicar novos negócios e dão maior visibilidade para a empresa, já que são potenciais defensores da marca.

No entanto, é preciso enfrentar a concorrência para se destacar no meio agrícola. Para competir com a grande demanda, é necessário se diferenciar quanto ao atendimento e personalização de serviços.

Mas qual o meio mais eficiente de se fazer isso? É sobre isso que falaremos nesse artigo.

Continue a leitura para saber mais!

O que é retenção de clientes?

Bem como no agronegócio ou em outro setor, é muito importante entender sobre o que é retenção de clientes.

Muitas empresas cometem erros e acabam gastando muito tempo e dinheiro tentando atrair novos clientes, mas esquecem os que já têm.

A retenção de clientes é o processo de atrair clientes recorrentes e fazer com eles não troquem para um concorrente. Desse modo, é um ponto importante da estratégia de negócios e pode ajudar as empresas a obter uma vantagem competitiva.

O objetivo da retenção de clientes é manter a base de clientes atual da empresa e aumentar a fidelidade, oferecendo melhores serviços ou mais benefícios.

Existem vários métodos que as empresas usam para reter clientes, incluindo programas de fidelidade, descontos, brindes, ofertas especiais, entre outros.

Por que a retenção de clientes é tão importante?

Conforme dados levantados pela Gartner Group, 80% dos resultados de todas as vendas virá de 20% de clientes já fidelizados.

Os produtores rurais que são fiéis à sua empresa são mais propensos a compartilhar toda experiência de atendimento e compra e têm maiores possibilidades de realizar novos negócios.

Além disso, eles são os melhores pontos de partida para melhorar ainda mais as estratégias de retenção. Isso porque é deles que saem os feedbacks sobre os produtos e serviços, o que permitirá que ajustes sejam feitos.

Dessa forma, a retenção de clientes é importante porque:

  • Produtores fiéis são apoiadores da sua empresa e ajudam a aumentar os lucros;
  • A taxa de recomendação da marca cresce, já que são feitas críticas positivas;
  • Clientes recorrentes rendem a gastar mais ao longo do tempo;
  • O retorno sobre o investimento (ROI) é maior se comparado à aquisição de novos clientes;

Como calcular a retenção de clientes no agronegócio?

Se deseja saber qual a taxa de retenção de clientes da sua empresa, então o próximo passo é calcular a porcentagem de clientes que reteve durante um período.

A retenção de clientes é o retorno do investimento na aquisição de clientes. É uma medida de quantos clientes são retidos ao longo de um ano, visando estimar a lucratividade de longo prazo dos esforços de marketing e vendas.

cálculo de retenção de clientes

Para que você entenda melhor como calcular a retenção de clientes, suponhamos uma situação.

Imagine que você começa o ano com 1000 clientes. Se no decorrer do período você ganha 300, mas perde 200, no final terá 1100 clientes.

Colocando os números na equação, por fim você terá um total de 80% de retenção de clientes.

Independentemente de sua taxa de retenção ser de 10% ou 95%, sempre há espaço para melhorias. Assim, tudo o que você fizer para melhorar a retenção de seus clientes melhorará os negócios.

6 maneiras eficazes para a retenção de clientes

Após entender como calcular a taxa de clientes retidos, o próximo passo é saber como estabelecer estratégias para aumentar a retenção de produtores no seu negócio.

1. Entenda a importância do ótimo atendimento

As primeiras impressões são tudo. Após a contato inicial de obter um novo produto ou serviço, a maioria dos produtores voltará à primeira experiência que teve com sua marca.

Se foi positivo, é muito provável que eles continuem comprando. Pelo contrário, se for negativa, eles procurarão um concorrente.

Um bom atendimento é uma estratégia chave para a retenção de clientes que pode ser estabelecida para o sucesso de negócios futuros. Ele deve ser personalizado e focado em satisfazer as necessidades do produtor.

2. Fique atento aos feedbacks

Um dos maiores passos para reter clientes é saber exatamente como eles se sentem. Quando você entende o que eles gostam ou desejam e dá atenção aos feedbacks, fica mais fácil de refinar a abordagem e atender as expectativas.

Obtenha o feedback deles por meio de pesquisas e análises e analise-os para ver as áreas que precisam ser melhoradas.

Ou seja, escute o que os produtores têm a dizer. Sejam críticas boas ou ruins, essa é melhor forma de incrementar seu plano de ação para aumentar a retenção.

3. Crie expectativas e as supere sempre

Um bom preço e qualidade não são mais suficientes. Os consumidores de hoje esperam muito mais porque têm mais opções e podem comprar em outro lugar se você não atender às suas necessidades.

Dessa maneira, seja honesto. Se você sabe que não pode cumprir, não prometa demais. Caso contrário, mantenha sua promessa.

Você perde a confiança de seus clientes se não o fizer. Por isso, se você não conseguir cumprir sua promessa, peça desculpas e encontre maneiras de compensar seus clientes.

Construa um negócio transparente retendo seus clientes por meio da satisfação do deles. Dessa forma, eles retornarão para mais compras e serão fiéis por mais tempo.

4. Trace estratégias baseadas nos dados dos clientes

Os dados do produtor rural podem ajudar a determinar quais necessidades precisam ser resolvidas. Use comentários e avaliações para fornecer soluções para os problemas de seus clientes.

As pesquisas de pós-venda são uma maneira eficaz de criar e incentivar o envolvimento do cliente. Isso mostra que você valoriza e se importa coma opinião deles, e está disposto a fazer o que for preciso para satisfazê-los.

5. Recompense a lealdade

Trate bem seus clientes e eles responderão de acordo. No entanto, nada funcionará melhor do que um atendimento ao cliente excepcional.

Além de descontos e ofertas, pense em coisas que farão os produtores se sentirem bem ao usar seu produto. Um programa de fidelidade ou qualquer reconhecimento positivo pode fazer com que eles voltem.

6. Conte com a tecnologia

Embora possa exigir algum esforço, aumentar a retenção de clientes é importante para que seu negócio prospere. Para isso, a tecnologia pode ser uma grande aliada.

O CRM agrícola, como o Clover CRM, por exemplo, é uma ótima ferramenta para auxiliar nas estratégias de retenção de clientes, pois possui recursos que colabora para:

  • Coletar dados e informações de todos os produtores rurais;
  • Acompanhar a previsão de vendas;
  • Estabelecer metas e planejamentos;
  • Obter históricos de atendimento e ações realizadas nos clientes;
  • Gerenciar o potencial dos clientes mapeados.

Desse modo, essas e outras funcionalidades podem ajudar a ter sucesso no processo de retenção de clientes, permitindo que as vendas aumentem e os produtores atendidos fiquem satisfeitos e comprem mais.

Conheça o Clover CRM e saiba mais como melhorar a retenção de clientes no seu negócio agrícola. Solicite uma demonstração gratuita.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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