Publicado em por em Consultoria Agrícola, Gestão Agrícola

O que é RTV e qual a importância desse profissional no agro

Você sabe o que é RTV?

A chave para o sucesso e crescimento acelerado de um negócio, muitas vezes, está na equipe de vendas de uma empresa.

Embora encontrar os melhores talentos não seja uma tarefa fácil em qualquer setor, no agronegócio pode ser especialmente desafiador.

Então, se você não está atingindo suas metas mensais, talvez seja hora de contratar. Um representante técnico de vendas talentoso pode ser a peça que falta para gerar mais oportunidades.

Reunimos neste artigo, as principais dicas para a contratação de um RTV capacitado para integrar seu time.

O que é RTV?

Um representante técnico de vendas no agronegócio, ou RTV, é muito parecido com qualquer outro representante, exceto pelo fato que eles vendem produtos e serviços agrícolas.

Esse profissional possui conhecimentos especializados e seus principais clientes são produtores rurais, empresas do ramo, entre outros.

Não há requisitos rigorosos para se tornar um representante de vendas agrícolas, mas é preciso ter excelentes habilidades em vendas e bons conhecimentos do agronegócio.

O que faz um RTV?

No mercado agrícola as vendas podem variar desde insumos a produtos de saúde animal e equipamentos agrícolas. Cada função de vendas no setor requer um conjunto único de habilidades.

O agronegócio evolui constantemente, desse modo o RTV precisa estar atualizado sobre as mais recentes inovações do mercado.

Um RTV geralmente passa boa parte em visitas técnicas, empenhado em prestar consultorias agronômicas e em negociar pedidos que atenda a necessidade de um cliente.

Além disso, a função de um representante técnico de vendas também inclui:

  • Encontrar clientes potenciais;
  • Pesquisar tendências do mercado agrícola para expandir o conhecimento;
  • Elaborar relatórios;
  • Visitar fazendas para avaliar as necessidades do produtor;
  • Recomendar produtos e serviços que agreguem valor;
  • Auxiliar os produtores na melhoria de produtividade e eficiência de suas lavouras;
  • Acompanhar as safras.

5 dicas de sucesso para contratar o RTV ideal

Encontrar a contratação certa nem sempre é ter um currículo impressionante que liste anos de experiência em seu campo específico.

Um RTV com qualificações é essencial, mas existem também várias outras qualidades favoráveis para ser um profissional de destaque.

Então, pensando nisso, listamos 5 dicas para você escolher a pessoa ideal para integrar sua equipe:

1. Comunicação verbal e clareza

Como já diz o nome, um RTV é um representante do seu negócio agrícola. São eles que falam com o produtor rural regularmente.

É por isso que é crucial que um representante técnico de vendas tenha uma comunicação clara, objetiva e eficaz. Ser um comunicador habilidoso envolve ser um ouvinte ativo e dinâmico.

O profissional deve conseguir iniciar uma conversa com praticamente qualquer perfil de cliente e, além disso, ser capaz dede construir e manter relacionamentos duradouros para a fidelização e retenção.

Portanto, o RTV ideal é essencial para estabelecer uma base fiel de clientes. Isso porque um dos principais objetivo é fazer com que o produtor reconheça que os produtos e serviços da sua empresa são as soluções principais para resolver suas necessidades.

2. Solução de problemas

Outra qualidade fundamental que um representante de vendas agrícolas deve possuir é a capacidade de pensar em soluções e resolver problemas à medida que os desafios surgem.

Como o agronegócio é tão dependente de condições ambientais e fatores externos, o RTV poderá lidar com inúmeras situações.

Dessa forma, o profissional precisa estar preparado para se adaptar às diversas circunstâncias e encontrar novas respostas.

3. Gestão de tempo

A habilidade de gerenciar o tempo é muito importante para qualquer profissional. No entanto, para o RTV é mais que essencial, já que grande parte do tempo estará em visitas técnicas.

Isso envolve tratar cada cliente como uma prioridade e investimento de seu tempo. Também requer a capacidade de distinguir entre clientes em potencial que se encaixam nos perfis de comprador da sua empresa e aqueles que podem ser uma perda de tempo.

Assim, é fundamental saber administrar o tempo com sabedoria e se concentrar nas oportunidades com maior recompensa.

4. Conhecimento sobre o agronegócio

Ser um especialista no mercado agrícola e ter interesse de sempre buscar conhecimentos extras da área é uma qualidade de ouro.

Existem alguns detalhes que podem ser aprendidos no trabalho, como características de sua marca e produtos especificamente. Porém, um representante de vendas bem-sucedido precisa saber como se conectar com os clientes.

Então, quanto mais especializado e qualificado no agronegócio, maiores serão as chances de retenção de clientes.

5. Prospecção de clientes

Uma das responsabilidades mais importantes de um RTV é encontrar novos produtores rurais potenciais que possam se transformar em clientes fiéis. É por isso que, para o sucesso de vendas, é essencial contratar alguém com habilidades de prospecção.

A chave para a prospecção, em primeiro lugar, é ter uma definição clara e focada do seu cliente ideal e, segundo, criar uma estratégia eficaz e consistente para alcançar clientes em potencial.

O agronegócio é um mercado concorrido, mas com um profissional que saiba o caminho certo a seguir, isso não será problema.

Gostou do conteúdo sobre RTV? Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais!


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR