Publicado em por em Gestor Comercial, Revenda Agrícola

Como criar um programa de fidelidade para revendas agrícolas

Reter clientes é mais barato do que adquirir novos e para isso, investir em um programa de fidelidade para melhorar a experiência do consumidor e aumentar a satisfação é uma ótima estratégia.

No agronegócio, cultivar boas relações com produtores rurais não só garante bons números de vendas, como também abre possibilidades para a oferta de novos produtos e serviços adicionais.

Reconhecer a importância da adoção de programas de fidelidade tem gerado boas oportunidades no mercado, além de ser comprovado que esse método é capaz de mostrar que os clientes possuem grande valor para uma empresa.

Sabendo que entre a concorrência poucos investem nesse tipo de incentivo, implantar um plano de ação que torne possível oferecer essa vantagem para os produtores tem feito revendas agrícolas se destacarem entre as demais.

Neste post, separamos algumas dicas de como criar um programa de fidelidade para reter mais clientes e melhorar o resultado das vendas.

O que é um programa de fidelidade?

Um programa de fidelidade é o conjunto de incentivos, benefícios e vantagens oferecidos por empresas a seus clientes, como vales de resgate na próxima compra, pontos, itens de amostra, descontos, entre outros.

Esses programas recompensam os clientes que interagem repetidamente com uma marca. É uma estratégia de retenção que incentiva o produtor rural, no caso da revenda agrícola, a continuar comprando da empresa ao invés dos concorrentes.

O objetivo desse incentivo é tornar um cliente fiel, além de construir uma maior confiança com a empresa.

3 motivos para adotar um programa de fidelidade na revenda agrícola

Criar programas de fidelidade bem-sucedidos pode parecer difícil, mas seguir os passos certos, criar ofertas simples, consistentes e exclusivas pode colocar a revenda agrícola à frente da concorrência e trazer ótimos resultados.

Membros de programas de fidelidade têm 75% mais chances de fazer outra compra depois de receber um incentivo.

Além disso, os benefícios para as empresas também são muitos:

1. Maior indicação de novos clientes

Clientes satisfeitos estão mais dispostos a indicar uma empresa para amigos e familiares por livre e espontânea vontade e essa atitude é considerada a propaganda mais confiável entre todas as outras.

As indicações resultam em novos clientes que não geraram nenhum custo e que podem aumentar ainda mais o lucro do negócio, já que indicações possuem uma maior taxa de retenção.

2. Maior retenção de clientes

Os programas de fidelidade ajudam a manter os produtores rurais envolvidos com a empresa, fazendo com que mantenham uma parceria e continuem comprando a longo prazo.

Clientes estão cada vez mais tomando decisões de compra baseadas em suas experiências e conexões com as marcas e não mais apenas em relação ao preço.

3. Maior número de feedbacks positivos

As avaliações dos clientes são muito importantes, sejam elas para atrair novos consumidores como para diferenciar uma empresa de outra.

Uma boa estratégia é associar um programa de fidelidade que incentive o produtor a fazer avaliações em troca de vantagens. Assim, ambas as partes serão beneficiadas de maneira positiva.

Como criar um programa de fidelidade para produtores rurais

Em primeiro lugar, criar um programa de fidelidade dependerá do quão bem uma empresa conhece seus clientes, tanto quanto seus desejos, necessidades e os motivos pelos quais eles continuam comprando e se mantendo fiéis.

Assim como a maioria das estratégias voltadas para a fidelização, é necessário um investimento para implantar esse tipo de incentivo. Pensando nisso, é importante que o programa seja voltado para clientes potenciais, visando um retorno financeiro positivo.

Para começar um programa de fidelidade, algumas etapas são essenciais:

Conheça bem o produtor rural que atende

Nenhum cliente quer comprar ou adquirir serviços e produtos que não deseja e nem precisa. O mesmo vale para um programa de fidelidade.

Através do programa de fidelidade é possível oferecer vantagens atrativas que estimulem a curiosidade e o interesse do produtor e faça com que o mesmo queira aderir ao benefício.

Para isso, é importante segmentar a base de clientes e obter informações detalhadas sobre cada grupo, assim como manter um contato próximo para colher feedbacks, sejam eles positivos ou não.

Decida qual programa de fidelidade é o ideal

Após descobrir quem são os produtores que atende, o próximo passo é escolher o programa de fidelidade que mais se adequa a eles e aos interesses da revenda agrícola.

Cada programa possui sua particularidade e pode ser personalizado de acordo com o comportamento, necessidade e objetivos de cada cliente e empresa.

Alguns programas de fidelidade mais comuns são:

1. Programa de pontos

Nessa modalidade, o produtor acumula pontos a cada compra feita e pode usá-los futuramente para adquirir novos produtos e serviços ou outras vantagens definidas pela revenda.

2. Programa de parceria

Esse tipo de programa tem o intuito de fazer parcerias com outras marcas, com objetivo de oferecer vantagens, descontos e ofertas exclusivas que potencializem os negócios para ambos.

3. Programa de camadas

Os programas em camadas permitem que os clientes obtenham benefícios exclusivos ao subir de nível. Quanto mais ativo for o produtor, mais VIP ele se torna e melhor serão as recompensas oferecidas.

4. Programa de indicações

No programa de indicações, um cliente recomenda uma nova possibilidade negócio e se a venda for fechada, alguma recompensa será oferecida pela fidelidade e parceria.

Coloque a experiência do produtor como prioridade

Um bom programa de fidelidade precisa mensurar a experiência do cliente, fazendo com que isso seja o ponto de partida de qualquer iniciativa a ser tomada.

É fundamental que as recompensas sejam baseadas em torno das interações que mais beneficiam a revenda agrícola e também o produtor rural.

Portanto, vale considerar as recompensas voltadas às indicações de novos clientes, envolvimento com a empresa, compras acima de um valor determinado, entre outros.

Meça o sucesso do programa de fidelidade

Acompanhar os indicadores do programa ao longo de vigência aumenta as possibilidades de sucesso e do retorno financeiro investido.

Afinal, é por meio disso que poderão ser gerados relatórios para quantificar se o programa está funcionando ou não e assim, corrigir as falhas para melhorar o desempenho do mesmo.

Nesse momento, vale verificar a taxa de retenção e rotatividade de clientes e também realizar pesquisas de satisfação para saber o que os produtores têm a dizer sobre o programa de fidelidade.

Considere o CRM como um forte aliado para o programa de fidelidade

Compreender o que seus clientes consideram valioso é fundamental. Contudo, associar a tecnologia para aumentar as possibilidades de sucesso de um programa de fidelidade é ainda mais importante.

Uma plataforma de CRM oferece muitos benefícios desde a aquisição de clientes, captura e armazenagem de dados, acompanhamento de indicadores, visualização de relatórios de desempenho e até mesmo na criação de programas para a fidelização.

A vantagem de utilizar um CRM para a gestão de relacionamento com o cliente é aliar o uso de outras soluções integradas ao software.

Além disso, quando usado corretamente, o CRM facilita a tomada de decisões para criar estratégias mais assertivas para o programa de fidelidade. Por meio da plataforma, é possível segmentar os produtores e ter acessos a todas as informações.

Escolher a solução tecnológica ideal para o seu negócio é essencial para obter bons resultados e retorno sobre o investimento.

Conte com o Clover CRM, plataforma de gestão comercial e de relacionamento com o produtor rural, para aumentar as chances de sucesso do programa de fidelidade da sua revenda agrícola.

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Publicado por:
Arquiteto de Soluções na Aliare e especialista em implantação de CRM voltado para o agronegócio.

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