A preocupação com o atendimento ao cliente é uma questão prioritária, já que esta é uma etapa decisiva antes de fechar o negócio. Mas a pergunta é: sua revenda agrícola possui uma estratégia de pós-venda?
Atrair o produtor rural e criar uma relação próxima para conquistá-lo é o primeiro passo para uma experiência de valor. No entanto, exceder expectativas nunca é demais.
Adotar técnicas de pós-venda pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência, já que a maioria das empresas não têm o costume de criar estratégias para a retenção de clientes.
Reunimos neste artigo dicas importantes para você apostar em um pós-venda eficiente na sua revenda agrícola e garantir um melhor desempenho no atendimento ao produtor rural.
Por que investir em um atendimento pós-venda na revenda agrícola?
O pós-venda é o atendimento prestado após a compra de um produto ou serviço, o que facilita o suporte e a fidelização do cliente.
Realizar uma venda não é apenas um processo momentâneo resumido na entrega do produto e comemoração dos lucros. De certa maneira, é também uma oportunidade, de manter um contato após isso, para aumentar os resultados.
De acordo com uma pesquisa feita pela Mckinsey & Company aponta que 36% dos produtores brasileiros enxergam além do custo do produto, considerando a qualidade, a performance esperada, assistência técnica e um bom pós-venda.
Já é comprovado que conquistar novos clientes resulta em um custo de até 7 vezes maior. Entretanto, isso não significa que buscar mais prospecções seja desvantajoso. Antes de mais nada, é preciso ser prestativo para que a parceria seja duradoura e faça valer o investimento.
Ter um pós-venda estratégico faz com que o produtor rural tenha uma melhor experiência com a revenda agrícola. Isso aumenta a possibilidade de tornar um cliente fiel, mais disposto a comprar cada vez mais e indicar a empresa para conhecidos.
Ou seja, investir neste processo traz benefícios para os lucros e também aumenta a margem competitiva entre outros concorrentes do ramo.
3 passos para um pós-venda eficiente
É ideal entender que o pós-venda é mais do que fazer contatos telefônicos ocasionais. Isso porque para trazer um retorno positivo para os clientes, é necessário um planejamento que realmente funcione.
Agora que você já sabe sobre a importância de investir no atendimento pós-venda, seguir alguns passos poderão te ajudar a colocar em prática todo este processo.
1. Invista na satisfação do produtor
Para aperfeiçoar o atendimento ao produtor, é preciso ouvir atentamente ao que ele está falando para depois, poder tomar as devidas iniciativas para resolver o quanto antes o que é necessário.
Garantir a satisfação do cliente no meio digital também deve ser prioridade. Ter um espaço para feedbacks sobre as compras é fundamental para que o seu público-alvo perceba que você se importa com a opinião dele.
Além disso, se a sua revenda agrícola trabalha com o modelo de e-commerce, por exemplo, uma ideia é investir em um chat online no qual o cliente possa tirar dúvidas e se sinta mais valorizado.
2. Garanta que o atendimento seja de qualidade
Quando se trata bem o cliente, a chance dele voltar a fazer negócios com a sua empresa aumenta. Isso é um fator decisório quando colocamos lado a lado empresas que trabalham com os mesmos tipos de produtos.
Então, por conta disso, demonstre boa vontade ao atender o produtor, agindo com empatia, rapidez e eficiência. Ser prestativo e mostrar que a empresa se importa é muito importante para que ele volte a fazer compras futuras.
Nesse momento, não economize tempo no atendimento: esclareça todas as dúvidas, ofereça adicionais que possam enriquecer ainda mais o serviço, peça feedbacks e esteja a disposição pra quando ele precisar.
Já nas redes sociais, é interessante incorporar ao sistema um script de respostas para fornecer ao cliente, sempre com o cuidado de deixar o diálogo o mais pessoal e humanizado possível.
Ao engajar o cliente e mostrar interesse pela demanda, a comunicação fica mais clara e acolhedora, eliminando conflitos e dúvidas.
3. Esteja atento aos feedbacks dos clientes
Vale reforçar mais uma vez que o relacionamento com o cliente não termina quando ele finaliza uma compra. Para aprimorar os serviços prestados e a qualidade do produto oferecido, é de extrema importância escutar os feedbacks que são dados.
É neste momento que entra a prática de follow-up, que nada mais é do que o contato pós-venda com o objetivo de checar se o produtor está gostando do produto, se precisa de alguma assistência ou se tem alguma dúvida.
Por isso, realizar pesquisas de satisfação também é um ótimo meio de saber o que o consumidor tem a dizer sobre a empresa e produtos. Entretanto, é necessário estar preparado para receber as críticas tão bem quanto os elogios.
Como uma solução CRM pode elevar a qualidade do pós-venda?
Já sabemos que o ideal é que o seu negócio priorize as necessidades e preferências dos consumidores e ofereça aquilo que o cliente precisa e quer.
É exatamente nisso que se baseia o conceito de uma plataforma CRM. Um dos seus objetivos é garantir que o cliente seja o foco do negócio, permitindo que todas as interações feitas entre consumidor e empresa fiquem armazenadas em seu histórico.
Desse modo, é possível antecipar as vontades do consumidor e criar estratégias para fidelizar os que mais compram com a empresa. A partir das informações concedidas pelo CRM, você pode desenvolver estratégias, como:
- Abordagem de atendimento rápida e eficaz;
- Oferta de descontos e promoções exclusivas;
- Sugestão de produtos adequados ao perfil de compra de cada cliente;
- Realizar, analisar e gerenciar avaliações e feedbacks.
Não apenas isso, o CRM pode ser usado como uma ferramenta para traçar perfis. Isso porque ela simplifica o processo da análise do comportamento dos cliente potenciais e possibilita criar um plano de ação personalizado para cada um deles.
Agora que você já sabe mais sobre como fazer ações de pós-venda mais eficientes, que tal conhecer o Clover CRM e começar agora a colocar em prática todas as dicas que viu até aqui? Clique abaixo e saiba como!