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Maquinário agrícola: por que fazer o pós-venda?

Manter o maquinário agrícola em boas condições é imprescindível para o sucesso da safra do produtor.

Afinal, o investimento em máquinas e equipamentos geralmente representa um dos maiores custos fixos de uma fazenda.

Enquanto o produtor rural tem responsabilidades quanto à manutenção do maquinário agrícola, a concessionária de máquinas também possui papel essencial para evitar dores de cabeça e atrasos na produção.

Isso porque manter um atendimento periódico ao parque de máquinas de um cliente, assim como um pós-venda eficiente pode ajudar não só na fidelização, como também na previsão de vendas.

Mas você já se perguntou por que o pós-venda é um serviço tão imprescindível para uma boa gestão do maquinário agrícola do seu cliente?

Continue a leitura e saiba mais!

Entendendo o serviço de pós-venda de maquinário agrícola

O mercado de pós-venda de máquinas agrícolas refere-se principalmente aos serviços e reparos dos equipamentos e ao mercado de peças de reposição.

Os fabricantes e revendedores de máquinas agrícolas geralmente atuam tanto no fornecimento de máquinas agrícolas quanto no serviço de assistência técnica.

Esse atendimento é uma das partes mais importantes de qualquer negócio. Para os compradores, esse serviço garante a manutenção e qualidade de sua compra.

Para a equipe comercial, o pós-venda melhora a satisfação do cliente. E quando se trata de máquinas agrícolas, a importância do pós-venda só se intensifica.

Esse serviço, para os dois lados, é a garantia de bons resultados de negócios futuros, assim como é fundamental para fortalecer a lealdade e fidelidade de clientes.

Importância do pós-venda para concessionárias de máquinas agrícolas

A importância do pós-venda surge quando, por exemplo, uma concessionária de máquinas agrícolas tem em vista criar um relacionamento duradouro com um cliente.

Quando um cliente entra na loja para efetuar uma compra, ele é atraído pelas necessidades e pela marca do equipamento.

Assim, é importante que uma concessionária demonstre seu valor por meio de follow-ups e suporte, prestando assistência completa ao cliente em relação às suas necessidades.

Dar a devida atenção e prestar serviços de excelência fará com que o cliente se sinta valorizado, fazendo com que sua empresa tenha novas oportunidades de negócios futuros.

Há um fator poderoso que liga o comprador ao vendedor: seu maquinário agrícola. O pós-venda abre possibilidades de oferecer novos produtos e colher feedbacks. Além disso, é uma ótima chance de melhorar a experiência do cliente.

4 vantagens do pós-venda para maquinário agrícola

Uma empresa deve considerar os serviços de pós-venda tão importantes quanto a venda de seus produtos. Um consumidor satisfeito e feliz atrai mais pessoas e mais renda para o negócio, por muito mais tempo.

Assim, essa estratégia é fundamental para consolidar o relacionamento entre a empresa e seus clientes e para maximizar o lucro e as vendas. Mas, além disso, pode também:

1. Aumentar a retenção de clientes

Quando uma empresa prioriza a satisfação do cliente, as taxas de retenção tendem a aumentar. Isso porque quando encontram problemas no uso de seus produtos ou serviços, eles esperam ajuda rápida e eficaz.

Então, implementar o pós-venda na sua concessionária fará com que o produtor satisfaça inteiramente as necessidades, aumentando a fidelidade e as compras contínuas.

2. Gerar mais vendas

Outra vantagem no serviço de pós-venda é a venda de produtos adicionais ou relacionados. Essas táticas, conhecidas como cross-selling e upselling, podem ser usadas para aumentar os resultados e o valor médio do pedido da concessionária.

Essas estratégias de cross-selling e upselling podem ser implementadas por meio da primeira compra, nos e-mails ou até mesmo por contato via telefone.

3. Melhorar a reputação da concessionária

Uma boa experiência pós-venda afeta positivamente a imagem geral da marca, o que, por sua vez, promove a fidelidade do cliente.

Garantir que sua concessionária agrícola seja vista como uma marca confiável e útil é essencial para que os clientes voltem a comprar no futuro. Dessa forma, também pode melhorar as taxas de conversão.

Embora, as vendas de curto prazo possam parecer boas para os lucros, investir na satisfação contínua do cliente garantirá que você continue obtendo vendas no futuro.

4. Oferecer vantagem competitiva

Nem toda empresa possui um serviço de pós-venda. No entanto, serviços de qualidade são essenciais para diferenciar sua empresa e obter vantagem competitiva.

Devido à crescente concorrência no agronegócio, ter um atendimento de pós-venda ideal é fundamental para fidelizar e aumentar as chances de criar uma comunidade de clientes satisfeitos.

Não abandone seus clientes após a venda!

Adotar um sistema de CRM agrícola pode ajudar a aperfeiçoar os serviços de pós-venda, além de oferecer vários recursos que melhoram a gestão da empresa.

O Clover CRM é uma plataforma para a gestão de relacionamento do cliente que possui funcionalidades voltadas para o pós-venda e possibilita:

  • Registrar solicitações e reclamações;
  • Realizar e gerenciar as avaliações até o feedback final do cliente;
  • Medir a qualidade dos produtos, serviços e fidelização;
  • Aplicar pesquisas;
  • Analisar a percepção do cliente em relação aos produtos e serviços.

Além disso, com a ferramenta é possível fazer a previsão de vendas, já que maquinários agrícolas precisam de trocas de peças e manutenções periódicas.

Então, associar um excelente serviço de pós-venda ao uso de um CRM agrícola, pode trazer excelentes resultados para a sua concessionária de maquinários agrícolas.

Conheça o Clover CRM


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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