Você sabe o que é CRM ou Customer Relationship Manager? A ferramenta tem ganhando cada vez mais lugar entre empresas que desejam evoluir o relacionamento com os clientes e a gestão comercial.
A importância do relacionamento entre empresas e clientes é uma realidade em qualquer mercado, independente do segmento.
No agronegócio por exemplo, colher informações suficientes sobre os produtores rurais é imprescindível para movimentar o setor de vendas e entender melhor a necessidade de cada um deles.
Levando em consideração o surgimento de inovações tecnológicas que facilitam o dia a dia de empresas agrícolas, os sistemas de CRM têm desenvolvido um papel de extrema importância para toda a gestão.
Mas você sabe quais são os benefícios dessa ferramenta para empresas do agronegócio? Continue a leitura e entenda!
O que é CRM?
CRM é a sigla para o termo em inglês “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzido para o português como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.
O CRM é uma ferramenta que permite o gerenciamento dos processos comerciais, podendo ser um grande aliado dos consultores para o controle de produtividade e dos gestores no monitoramento e planejamento das estratégias de vendas e até mesmo para a automação de marketing.
Além disso, plataformas de CRM podem também ser um meio de promover um diferencial no atendimento ao cliente para agregar valor à proposta das empresas.
Com funcionalidades e uma base de dados consistente, o CRM permite coletar com mais facilidade todas as informações relevantes e mais precisas sobre os consumidores, possibilitando assim uma abordagem mais personalizada.
Diferença entre CRM e ERP
É muito comum surgirem dúvidas sobre a diferença entre sistemas de CRM e ERP. ERP é a sigla para o termo em inglês ”Enterprise Resource Planning” que significa Planejamento de Recursos Empresariais.
As duas soluções são voltadas para a otimização da gestão e podem ser integradas entre si, porém possuem diferenças.
ERP é um programa de software que gerencia os processos e dá ênfase ao planejamento dos recursos de uma empresa para aumentar a eficiência, eficácia e economia.
Os dois são utilizados para finalidades diferentes, já que o CRM é usado para rastrear cada detalhe da interação da empresa com seus clientes, enquanto o ERP une os dados de todas as áreas em um só lugar.
A importância de escolher o CRM ideal
Uma boa plataforma de CRM ajuda as empresas a gerenciar com eficiência todos os dados de clientes e a agilizar os processos de marketing e vendas. Porém, escolher o ideal envolve uma tomada de decisão minuciosa.
Talvez uma das mais importantes considerações a se fazer antes da escolha, seja a lista de recursos que a solução oferece. O melhor investimento será no CRM que possua funcionalidades que todos os setores da empresa precisam e realmente utilizem.
Um ótimo meio de tirar dúvidas sobre o software é experimentá-lo antes de comprar. Por exemplo, empresas de CRMs de qualidade oferecem demonstrações gratuitas para que clientes em potencial possam fazer uma avaliação na prática.
Nesse momento, vale a análise de alguns pontos:
- As funcionalidades funcionam como descrito?
- O CRM é fácil de usar, independentemente do conhecimento técnico?
- Os aplicativos móveis são completos o suficiente para serem úteis em campo?
- A interface é intuitiva?
Escolher o CRM certo para implementar em sua empresa não é uma tarefa simples, não importa quão grande ou pequena seja a equipe. O sucesso da escolha também está em como a plataforma é desenvolvida de acordo com o mercado de atuação do negócio.
Por exemplo, para empresas agrícolas, existem opções de CRM voltadas especificamente para esse nicho.
Como um CRM do agronegócio pode ajudar a melhorar a gestão?
O setor de vendas agrícola exige tomadas de decisões assertivas e para isso, é necessário o uso de ferramentas, como o CRM, que tornem mais fáceis visualizar todo o planejamento estratégico de uma empresa.
Para o time de vendas, principalmente em meio a visitas técnicas, é imprescindível contar com dados precisos sobre o produtor rural, assim como um perfil bem traçado e até mesmo seus históricos de compra.
Um CRM do agronegócio além de atuar na linha de frente da coleta de informações, otimiza processo de vendas, possibilita a economia de recursos e auxilia também o gestor a enxergar pontos de melhorias para aumentar os resultados.
Quais os benefícios do CRM para empresas agrícolas?
A implementação correta de um CRM é a estratégia que permite melhorar a qualidade do serviço, pois permite focar nas reais necessidades de clientes potenciais.
Umas das características mais importantes de um CRM agrícola é a diminuição do impacto do fator humano. Além disso, a solução pode contribuir também para:
- Aumento de vendas;
- Custos operacionais reduzidos;
- Aumento da lucratividade;
- Melhorias na gestão de estoque;
- Aumento na produtividade da equipe comercial;
- Maior retenção de clientes;
- Maior chance de atrair novos clientes.
Vantagens de escolher um CRM para o agronegócio
Um CRM para o agronegócio proporciona vários benefícios específicos para empresas do ramo, gerando oportunidades para que as mesmas inovem em seus processos, produtos e serviços oferecidos aos produtores rurais.
O Clover CRM é um exemplo de plataforma direcionada e desenvolvida especificamente para negócios agrícolas, contando com 3 módulos: colaborativo, analítico e operacional.
Dessa forma, a solução consegue atender às necessidades de coleta de dados, independentemente do tamanho da carteira de clientes. Isso porque o CRM retém e relaciona, de forma inteligente, informações sobre propriedades, tanto como negociações em andamento e até mesmo clientes de alto potencial.
Além disso, o Clover também oferece meios de aperfeiçoar a gestão de relacionamento com o produtor. A plataforma tem por base o cadastro das propriedades, registros de ações de assistência técnica, planos de cultivo e de vendas, entre outras funcionalidades.
Outra vantagem é o registro de visitas e acompanhamento do ciclo de culturas, o que possibilita criar uma base de informação para um planejamento estratégico, bem como o monitoramento da fidelidade dos produtores já atendidos.
O setor do agronegócio precisa sempre de abordagens mais estratégicas por parte das empresas para gerenciar seus clientes. Afinal, eles possuem necessidades muito específicas e que devem ser atendidas.
Portanto, um CRM para o agronegócio é a melhor maneira de garantir que a sua equipe de vendas tenha todas as ferramentas para fazer isso.
Agora que você já sabe o que é CRM e quais os benefícios para o seu negócio agrícola, continue acompanhando nosso blog para mais assuntos sobre gestão agrícola.