fbpx

Publicado em por em Gestão Agrícola, Gestão Comercial, Planejamento Agrícola

O que é CRM e quais os benefícios para empresas agrícolas

Você sabe o que é CRM ou Customer Relationship Manager? A ferramenta tem ganhando lugar entre empresas que desejam evoluir o relacionamento com os clientes e a gestão comercial.

A importância do relacionamento entre empresas e clientes é uma realidade em qualquer mercado, independente do segmento. No agronegócio por exemplo, colher informações suficientes sobre os produtores rurais é imprescindível para movimentar o setor de vendas.

Levando em consideração o surgimento de inovações tecnológicas que facilitam o dia a dia de empresas agrícolas, o CRM tem desenvolvido um papel de extrema importância para toda a gestão.

Mas você sabe quais são os benefícios dessa ferramenta para empresas do agronegócio? Continue a leitura e entenda!

O que é CRM?

CRM é a sigla para o termo em inglês “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzido para o português como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

O CRM é uma ferramenta que permite o gerenciamento dos processos comerciais, podendo ser um grande aliado dos consultores para o controle de produtividade e dos gestores no monitoramento e planejamento das estratégias de vendas.

Além disso, a plataforma também é um meio de promover um diferencial no atendimento ao cliente para agregar valor à proposta das empresas.

Com funcionalidades e uma base de dados consistente, o CRM permite coletar com mais facilidade informações relevantes e mais precisas sobre os consumidores, possibilitando assim uma abordagem mais personalizada.

A importância de escolher o CRM ideal

Uma boa plataforma de CRM ajuda as empresas a gerenciar com eficiência os dados de clientes e a agilizar os processos de vendas. Porém, escolher o ideal envolve uma tomada de decisão minuciosa.

Talvez uma das mais importantes considerações a se fazer antes da escolha, seja a lista de recursos que a solução oferece. O melhor investimento será no CRM que possua funcionalidades que todos os setores da empresa precisam e realmente utilizem.

Um ótimo meio de tirar dúvidas sobre o software é experimentá-lo antes de comprar. Por exemplo, empresas de CRMs de qualidade oferecem demonstrações gratuitas para que clientes em potencial possam fazer uma avaliação na prática.

Nesse momento, vale a análise de alguns pontos:

  • As funcionalidades funcionam como descrito?
  • O CRM é fácil de usar, independentemente do conhecimento técnico?
  • Os aplicativos móveis são completos o suficiente para serem úteis em campo?
  • A interface é intuitiva?

Escolher o CRM certo para implementar em sua empresa não é uma tarefa simples, não importa quão grande ou pequena seja a equipe. O sucesso da escolha também está em como a plataforma é desenvolvida de acordo com o mercado de atuação do negócio.

Por exemplo, para empresas agrícolas, existem opções de CRM voltadas especificamente para esse nicho.

Como um CRM do agronegócio pode ajudar a melhorar a gestão?

O setor de vendas agrícola exige tomadas de decisões assertivas e para isso, é necessário o uso de ferramentas, como o CRM, que tornem mais fáceis visualizar todo o planejamento estratégico de uma empresa.

Para o time de vendas, principalmente em meio a visitas técnicas, é imprescindível contar com dados precisos sobre o produtor rural, assim como um perfil bem traçado e até mesmo seus históricos de compra.

Um CRM do agronegócio além de atuar na linha de frente da coleta de informações, otimiza processos, possibilita a economia de recursos e auxilia também o gestor a enxergar pontos de melhorias para aumentar a performance de vendas.

Quais os benefícios do CRM para empresas agrícolas?

A implementação correta de um CRM é a estratégia que permite melhorar a qualidade do serviço ao focar nas reais necessidades de clientes potenciais.

Umas das características mais importantes de um CRM agrícola é a diminuição do impacto do fator humano. Além disso, a solução pode contribuir também para:

  • Aumento de vendas;
  • Custos operacionais reduzidos;
  • Aumento da lucratividade;
  • Melhorias na gestão de estoque;
  • Aumento na produtividade da equipe comercial;
  • Maior retenção de clientes;
  • Maior chance de atrair novos clientes.

Vantagens de escolher um CRM para o agronegócio

Um CRM para o agronegócio proporciona vários benefícios específicos para empresas do ramo, gerando oportunidades para que as mesmas inovem em seus processos, produtos e serviços oferecidos aos produtores rurais.

O Clover CRM é um exemplo de plataforma direcionada e desenvolvida especificamente para negócios agrícolas, contando com 3 módulos: colaborativo, analítico e operacional.

Dessa forma, a solução consegue atender às necessidades de coleta de dados, independentemente do tamanho da carteira de clientes. Isso porque o CRM retém e relaciona, de forma inteligente, informações sobre propriedades, tanto como negociações em andamento e até mesmo clientes de alto potencial.

Além disso, o Clover também oferece meios de aperfeiçoar a gestão de relacionamento com o produtor, tendo por base o cadastro das propriedades, registros de ações de assistência técnica, planos de cultivo e de vendas, entre outras funcionalidades.

Outra vantagem é o registro de visitas e acompanhamento do ciclo de culturas, o que possibilita criar uma base de informação para um planejamento estratégico, bem como o monitoramento da fidelidade dos produtores já atendidos.

O setor do agronegócio precisa sempre de abordagens mais estratégicas por parte das empresas para gerenciar seus clientes. Afinal, eles possuem necessidades muito específicas e que devem ser atendidas.

Portanto, um CRM para o agronegócio é a melhor maneira de garantir que a sua equipe de vendas tenha todas as ferramentas para fazer isso.

Agora que você já sabe o que é CRM e quais os benefícios para o seu negócio agrícola, continue acompanhando nosso blog para mais assuntos sobre gestão agrícola.

demonstração gratuita Clover CRM


Publicado por:
Arquiteto de Soluções na Aliare e especialista em implantação de CRM voltado para o agronegócio.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR