Publicado em por em Planejamento Agrícola

5 benefícios de investir em marketing no agronegócio

Com o avanço da era digital e o aumento da conectividade no campo, o marketing no agronegócio passou a ser algo indispensável para o aumento das vendas.

Buscar estratégias digitais que procurem agregar valor na jornada de compra dos produtores rurais tem ajudado a melhorar os resultados de revendas agrícolas, lojas agropecuárias, concessionárias de máquinas, entre outros segmentos do ramo.

Uma das maiores vantagens de investir em marketing digital é ganhar destaque em relação à concorrência. Isso porque o mercado é extremamente competitivo e exige tomadas de decisões assertivas para boas performances.

Com isso, reunimos alguns motivos pelos quais apostar em marketing no agronegócio pode alavancar as vendas e aumentar a prospecção de clientes no seu negócio agrícola.

Importância do marketing no agronegócio

O agronegócio é responsável por movimentar grande parte da economia mundial, além de fornecer matéria prima para a cadeia produtiva e gerar empregos em massa.

Dessa forma, investir em marketing no agronegócio não só dá uma ampla vantagem em relação à concorrência como ajuda na valorização de produtores de pequeno e grande porte.

Para que o mercado agrícola mantenha a eficiência do seu funcionamento, é importante fazer uma ligação direta entre a fazenda e os pontos de venda para reduzir as perdas e os custos de comercialização.

O marketing é relevante para entender as necessidades da empresa e dos clientes, além de proporcionar uma maior visibilidade no mercado.

Investir em marketing agrícola também significa se adaptar a ferramentas online, principalmente porque a maioria das pessoas está na internet e se comunica por meio dela.

O relacionamento com o produtor rural implica não só em divulgar uma marca, mas também mostrar as vantagens de se adquirir um produto ou serviço específico. Com esse objetivo, o marketing está diretamente ligado na captação e retenção de clientes.

5 motivos para investir em marketing digital no agronegócio

O marketing digital é um poderoso aliado de empresas que buscam alavancar suas vendas e chamar a atenção de novos clientes.

As estratégias de marketing ajudam a compreender os diversos fatores que influenciam no processo de compra. Como resultado, possibilita entender o perfil e o potencial de consumo dos produtores rurais.

Por isso, separamos 5 benefícios pelos quais investir em marketing no agronegócio é uma excelente maneira de atingir ótimos resultados no negócio agrícola.

1. Reputação do negócio agrícola

O tamanho do mercado agrícola está crescendo rapidamente no cenário mundial, seja no setor das cooperativas agrícolas, distribuição de insumos, concessionária de máquinas, entre outros.

Assim, sem uma forte reputação, será difícil atrair potenciais clientes para o negócio e se diferenciar da concorrência. O marketing digital é a forma mais eficaz de representar o seu agronegócio diante dos produtores já fidelizados e futuras prospecções.

2. Fidelização de produtores rurais

O marketing digital desempenha um grande papel para os proprietários do agronegócio alcançarem clientes em potencial que planejam comprar produtos agrícolas online e de forma presencial.

A interatividade da internet permite que as empresas se conectem com os clientes em um nível pessoal, derrubando barreiras formais e convidando os consumidores a construir um relacionamento para aumentar o engajamento.

Com isso, através de campanhas e anúncios online, o marketing proporciona a vantagem de entender melhor o comportamento de cada cliente, permitindo assim criar estratégias personalizadas para fidelizá-los.

3. Eficácia e custo-benefício

As mídias tradicionais de marketing são muitas vezes mais caras e difíceis de mensurar. Nesse sentido, é importante refletir como o consumidor interage com a publicidade.

Em relação ao que o cliente consome e onde está gastando seu tempo por exemplo, hoje em dia há muita pouca interação entre mídias impressas e rádio, entre outros.

Uma campanha de marketing digital, com pouco orçamento, pode gerar um ótimo retorno sobre investimento (ROI) e atingir um público muito maior e segmentado.

4. Análise de resultados

Umas das grandes vantagens de investir em marketing no agronegócio é poder monitorar campanhas e estratégias digitais em tempo real. Dessa forma, é possível adaptá-las e, no final, avaliar seus reais resultados.

Dessa forma, se as ações obtiverem boas conversões, os investimentos poderão ser mantidos ou aumentados. Por outro lado, se o investimento for maior do que os ganhos obtidos, é necessário mudar a estratégia.

Por exemplo, com ferramentas como o Google Analytics disponíveis, é possível mensurar com precisão de onde vêm seus consumidores, com o que estão se engajando e em que ponto se desengajam.

5. Interação com o público-alvo

Atualmente, os produtores esperam mais do que uma simples relação de compra e venda com as empresas. Por isso, é imprescindível que cada vez mais, o atendimento seja personalizado para atender cada uma de suas necessidades.

A melhor maneira de fazer isso é por meio de interações online, seja criando um programa de fidelidade, uma campanha de e-mail marketing, uma newsletter ou mesmo através de postagens nas redes socias.

Criar programas de fidelização, que ofereçam recompensas, permite comunicar periodicamente com os produtores e apresentar ofertas especiais e exclusivas que os farão sentir-se privilegiados.

Estratégia de implementação de marketing agrícola

Sua estratégia de implementação será a parte mais detalhada e talvez a mais importante do seu plano de marketing. É aqui que você define, passo a passo, exatamente o que fará para atender às necessidades de seus clientes-alvo e atraí-los para seu negócio.

Por meio de pesquisas de mercado, você pode saber onde e como os clientes desejam comprar seu produto ou serviço. Para isso, é necessário adotar uma série de práticas para potencializar as estratégias de marketing.

Pensando nisso, desenvolvemos um kit completo e exclusivo sobre marketing digital no agronegócio para te ajudar a conquistar mais clientes.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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