Publicado em por em Gestão Agrícola

Market Share: o que é e como aumentar o da sua empresa agrícola

Independente do setor que sua empresa faz parte no agronegócio, compreender e analisar o Market Share é fundamental para expandir ou melhorar a lucratividade dos negócios.

Ser um líder de mercado não é fácil. Ainda mais quando há muita concorrência disputando a mesma vaga.

Por conta disso, estar atento aos indicadores de vantagem competitiva da sua empresa pode ser extremamente importante para o desempenho das ações e tomada de decisões mais assertivas.

O que é Market Share?

A participação de mercado ou Market Share é a parcela ou porcentagem de mercado conquistada por uma empresa.

Vamos dar o exemplo de uma concessionária de máquinas agrícolas. Digamos que uma empresa vendeu R$ 50 milhões em maquinário, enquanto as vendas totais da indústria do país foram de R$ 250 milhões. Portanto, neste caso, o Market Share da empresa foi de 20%.

O cálculo da participação de mercado leva em consideração as vendas totais de uma empresa em um determinado período de tempo e as vendas totais do setor em que ela atua nesse intervalo.

Por que o Market Share é a métrica mais importante?

A participação de mercado é a métrica mais importante que as empresas podem usar para avaliar a eficácia de qualquer esforço possível de geração de receita.

Isso permite quantificar o impacto que suas estratégias e execução tática. Assim, é possível ver os resultados de negócios e fazer perguntas sobre seu desempenho que antes não eram aparentes.

No entanto, apesar de sua importância, muitas empresas ignoram a participação de mercado e se concentram em métricas internas, como satisfação, conscientização, lealdade, leads, crescimento de receita, entre outras.

O problema com essas métricas focadas internamente é que elas podem enganar. A satisfação com os resultados internos pode ser enganosa se estiver com desempenho abaixo do esperado em relação à concorrência.

Além disso, muitas empresas não possuem os dados competitivos necessários para medir o Market Share.

Por isso, entender essa métrica é tão essencial para medir com assertividade as estratégias de preços, percepção do consumidor sobre novos produtos, serviços e outros fatores relevantes.

Como calcular o Market Share da sua empresa agrícola?

Pode parecer simples calcular o Market Share, mas isso exige informações minuciosas para que os resultados sejam os mais assertivos possíveis.

Para calcular a participação de mercado da sua empresa, primeiro determine um período que deseja examinar. Pode ser um trimestre, um ano ou vários anos.

A partir disso, reúna os números que informam o total de vendas obtidas nesse período. Após essa etapa, faça uma pesquisa do total de vendas geradas no setor de atuação da sua empresa no mesmo intervalo de tempo.

Por fim, o cálculo é feito da seguinte forma:

calcular market share

CRM agrícola: uma alternativa mais simplificada de cálculo

Vimos que para calcular o Market Share é preciso dados claros e uma pesquisa elaborada para levar a resultados assertivos.

Fora que muitas empresas não fazem um monitoramento abrangente da concorrência ou são excessivamente otimistas, superestimando suas participações de mercado.

Por isso, uma alternativa é o uso de um CRM agrícola que possua a funcionalidade que auxilie no cálculo de Market Share.

O Clover CRM, por exemplo, possui um módulo voltado para a análise da participação de mercado.

A solução permite compreender a participação da empresa em relação ao mercado, frente aos dados levantados pelo IBGE no que se refere a quantidade de área cultivável e por cultura de seu público-alvo.

Isso facilita que empresas dos setores de insumos agrícolas, cooperativas e revendas calculem a métrica e ajustem suas estratégias para melhorar sua atuação.

Como aumentar o Market Share

Aumentar a participação de mercado significa aumentar a força de vendas e usar estratégias novas ou adicionais para facilitar sua jornada até lá.

Com isso, vale fortalecer a fidelidade do cliente, investir em estratégias de marketing e soluções inovadoras e também seguir alguns passos:

Entenda seus concorrentes

Para aumentar seu Market Share, primeiro você precisa entender o mercado.

Conheça o que outros líderes em seu setor estão fazendo e como suas ofertas se comparam com as deles.

Se houver lacunas em suas ofertas, procure maneiras únicas e inovadoras de preenche-las melhor do que sua concorrência.

Fidelize seus clientes

Como você está tentando aumentar sua participação no mercado e um dos fatores mais importantes para que ele gire é representado por clientes, faz sentido criar uma estratégia que aumente a entrega de valor a eles.

Seus consumidores sabem o que querem e quais são suas necessidades. Portanto, faça pesquisas para descobrir o que mais sua empresa pode fazer por eles.

Além disso, quando os clientes perceberem que você está interessado em seus feedbacks, eles estarão mais propensos a comprar e recomendar seus produtos.

Melhore sua força de vendas

Uma empresa que se concentra em qualificar a equipe de vendas tem grandes chance de aumentar sua participação no mercado.

Isso porque uma ótima força de vendas permite focar nos planos de ações para atração e fidelização de clientes.

Determine por que os clientes estão comprando da sua empresa

Descubra por que seu público está comprando seu produto e quais são suas necessidades. Qual problema você está resolvendo? O que torna seu produto atraente?

A partir disso desenvolva campanha de marketing que atraiam pessoas semelhantes a esse nicho e as segmente para reter mais clientes.

Dê atenção para sua carteira de clientes

Sua base de clientes atual gera sua participação no mercado. Para manter isso, você precisa ver cada cliente como um investimento.

Transforme seu público-alvo em clientes fiéis, fazendo com que eles se sintam valorizados, interagindo com eles e, acima de tudo, ouvindo-os.

Para se ter uma ideia, é estimado que clientes fidelizados geram 80% da receita de uma empresa. Dessa forma, quanto melhor o atendimento, mais altas são as chances de aumentar a participação de mercado.

Invista em marketing digital

Não é de hoje que o marketing digital é uma das principais estratégias para atrair clientes e aumentar a visibilidade de uma empresa no mercado.

Afinal, o marketing usado de diferentes maneiras pode ajudar os consumidores a entender que sua empresa é a ideal para se fazer negócio.

Aumentar o Market Share pode ser de extrema importância para a saúde financeira e sucesso contínuo de seu negócio.

Dessa maneira, toda empresa precisa entender o valor que uma forte participação de mercado oferece e se comprometer com o esforço contínuo que pode levar para construí-la.

Gostou do conteúdo sobre Market Share? Continue acompanhando nosso blog!


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR