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Jornada do cliente: etapas essenciais para seu negócio agrícola

Toda compra feita por um consumidor envolve um processo chamado de jornada do cliente. Isso nada mais é do que as etapas em que uma pessoa passa desde o momento em que identifica uma necessidade até adquirir um produto ou serviço que a resolva.

A jornada do cliente visa entender e mapear todas as interações durante uma compra, desde o primeiro contato com a empresa até a aquisição e pós-venda.

Quando a estratégia é bem implementada, tem o objetivo de oferecer uma experiência personalizada ao cliente, a fim de melhorar a retenção e fidelização.

Com o crescimento das empresas e o avanço da tecnologia, a jornada do cliente se tornou uma estratégia fundamental para o sucesso nos negócios.

Neste texto, você entenderá melhor sobre a jornada do cliente e como estruturar uma estratégia para melhorar as vendas do seu negócio agrícola. Acompanhe a leitura!

O que é o mapa da jornada do cliente?

Um mapa da jornada do cliente é uma ferramenta visual que descreve a experiência do comprador em relação a um produto ou serviço, desde o momento em que ele o descobre até se tornar um cliente fiel.

Geralmente o mapa é composto por uma série de etapas, que podem incluir o aprendizado e descoberta, o reconhecimento do problema, a consideração da solução e a decisão de compra.

O objetivo do mapa da jornada do cliente é fornecer uma compreensão clara das necessidades e expectativas dos clientes em cada etapa do processo de compra, para que as empresas possam identificar oportunidades de melhorar a experiência do consumidor.

Desse modo, ele pode ser usado para identificar oportunidades de otimização de processos, desenvolvimento de novos produtos ou serviços e melhoria da comunicação e interação com o cliente.

Por que é importante mapear a jornada do cliente?

A jornada do cliente é o processo de compra e interações que uma pessoa tem ao adquirir um produto ou serviço. O objetivo, por um lado, é medir e avaliar como é a experiência dos clientes, ajudando a melhorar a satisfação deles.

Compreender a jornada do cliente é extremamente importante para seu negócio agrícola. Isso porque com uma análise minuciosa dos clientes em potencial, é possível direcionar estratégias com base nos comportamentos e preferências do comprador.

Com um atendimento personalizado, é possível converter mais clientes e aumentar a satisfação geral, sendo assim uma estratégia fundamental para a fidelização e retenção de clientes.

Ao melhorar a experiência do cliente em cada ponto de contato da jornada, você concentra seus negócios em seus clientes, colocando-os no centro de tudo.

As marcas que mais fidelizam são as que influenciam a vida de seus clientes. Por isso, é importante compreender claramente sua base e como você pode atendê-los melhor.

Quais são as etapas da jornada do cliente?

A jornada do cliente pode ser dividida em quatro etapas que descrevem como eles avançam no caminho até a compra. Vamos entender como é o processo de cada uma delas abaixo.

1. Aprendizado e descoberta

Este estágio se concentra em despertar a curiosidade do cliente e fornecer informações iniciais sobre uma empresa, marca, produto ou serviço.

O objetivo é aumentar a conscientização do cliente sobre a existência de uma empresa ou produto, a fim de atrair o interesse e a atenção dele.

Durante essa etapa, o cliente está pesquisando sobre um problema ou necessidade específica, mas ainda não tem muita familiaridade com as soluções disponíveis.

Então, neste momento, sua empresa pode apresentar informações relevantes que atraia a atenção desse cliente potencial, oferecendo uma oferta de valor que possa resolver o problema.

2. Reconhecimento do problema

Aqui o cliente já entende que possui um problema e que precisa de uma solução para resolvê-lo. Pode ser algo que tenha identificado por si mesmo, indicado por outras pessoas, por meio de publicidade ou qualquer outra fonte de informação.

Neste estágio, seu negócio agrícola pode aproveitar a oportunidade para atrair a atenção do cliente, oferecendo informações úteis e relevantes sobre o problema.

Algumas das estratégias usadas são por meio de blog posts, artigos, vídeos, entre outros conteúdos que possam ajudar o cliente a encontrar a solução ideal.

Essa etapa é fundamental para estabelecer a autoridade da sua empresa no mercado, fazendo com que sua marca seja vista como uma referência de credibilidade.

3. Consideração da solução

No estágio de consideração da solução, o cliente já reconheceu que tem um problema e está buscando a solução certa para resolver. Dessa forma, ele começa a ponderar as diferentes opções e avaliar cada uma delas.

Nesse sentido, sua empresa poderá destacar as vantagens competitivas de ser produtos e serviços em relação aos concorrentes, apresentando depoimentos de clientes. Além disso, dados também são fundamentais para mostrar a eficácia das soluções.

É importante entender as necessidades específicas de seus clientes e oferecer soluções personalizadas que atendam a essas necessidades. Lembre-se que o objetivo aqui é fazer com o comprador avance para a última etapa da jornada.

4. Decisão de compra

Seu cliente potencial já está pronto para tomar uma decisão de compra e basta um incentivo para isso. Dessa forma, vale oferecer descontos, promoções, diferentes formas de pagamentos, entre outras opções atrativas.

É essencial que sua empresa esteja disponível para tirar todas as dúvidas que o comprador possa ter sobre a compra. A comunicação deve ser sempre transparente, clara, direta e com informações precisas sobre os produtos e serviços.

Seu objetivo principal deve ser convencer o cliente a tomar a decisão de compra, incentivando-o a escolher a solução oferecida pela empresa e construir um relacionamento duradouro com o cliente.

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Exemplo de mapeamento de jornada do cliente

A jornada do cliente começa a partir do momento que o possível comprador entende que tem um problema e que precisa de uma solução para atender sua necessidade.

Esse processo pode durar algumas horas ou mais de várias semanas. Para entender isso, trouxemos uma estrutura de mapeamento da jornada.

Ações

  • Quais são as principais ações que um cliente realiza para passar para o próximo estágio?
  • Que ações uma pessoa toma quando não segue em frente?

Motivações

  • O que leva o cliente a prosseguir para a próxima etapa?
  • Qual é o objetivo?
  • Eles estão tentando resolver um problema?

Perguntas

  • Quais são as incertezas do cliente?
  • Eles estão procurando por algo específico?
  • Em qual estágio os clientes têm mais dúvidas?
  • O que você pode fazer para ajudar?

Pontos problemáticos

  • Quais obstáculos impedem seus clientes de passar para o próximo estágio?
  • É o processo de compra?
  • É o preço?

O feedback dos clientes são a maneira mais eficaz de obter respostas. Envie pesquisas para saber mais sobre eles e suas necessidades. Insira os dados recebidos na estrutura acima para que possa ver sua empresa da perspectiva de seu cliente.

Outra alternativa é contar com a ajuda da tecnologia. Usar uma plataforma de CRM pode facilitar na coleta e análise de dados.

Existem soluções voltadas exclusivamente para negócios agrícolas como o Clover CRM que oferece recursos que contribuem para uma visão geral das necessidades do produtor rural, ajudando a melhorar a experiência do mesmo.

Como estruturar a jornada do cliente no seu negócio agrícola?

Os clientes esperam que cada contato com uma marca seja perfeito desde o início. Compreender as interações em cada ponto ajuda a satisfazer as necessidades e melhora a eficiência do seu negócio agrícola.

Crie um perfil do produtor rural potencial e defina um objetivo

Antes de estruturar a jornada do cliente da sua empresa, você precisa se perguntar por que deseja fazer isso. Para isso, é necessário criar um perfil do produtor rural potencial com todas as características o representa.

Uma boa maneira de construir essa persona é entrar em contato com clientes reais e colher feedbacks para saber suas opiniões em relação à empresa.

Para simplificar o processo e evitar o uso de planilhar, novamente o uso de um CRM pode ser essencial para a construção desse perfil.

Por fim, ter uma persona clara ajuda a lembrá-lo de direcionar todos os aspectos do mapa de jornada do cliente para eles.

Liste todos os pontos de contato

Com o feedback do produtor, possivelmente você saberá de onde ele conheceu a sua empresa. A partir disso, você pode fazer uma lista com todos os pontos de contato que seus clientes estão usando atualmente.

Essa etapa ajuda a entender quais estratégias devem ser implementadas para que mais clientes conheçam e cheguem até sua empresa com mais facilidade. Isso ajuda na captação de novos consumidores e na retenção dos mesmos.

Determine os recursos que tem e que precisa

O mapa de jornada do cliente destacará todos os recursos necessários para criar a experiência do cliente. Portanto, é essencial fazer um levantamento de seus recursos e daqueles que você precisará para melhorá-la.

Por exemplo, talvez sua equipe não possua as ferramentas para acompanhar os clientes adequadamente. Dessa forma, você pode perceber que investir em um CRM para ajudar sua equipe no atendimento ao cliente seja necessário.

E ao incluir essas novas ferramentas, você pode prever com precisão como elas impactarão seus negócios e gerarão mais valor.

Faça as alterações necessárias

Não importa quão grandes ou pequenas sejam as mudanças, elas serão eficazes, pois estão diretamente ligadas com o que os clientes listaram como seus pontos problemáticos.

Com a ajuda do mapa de jornada do cliente, você pode garantir que essas necessidades e pontos problemáticos sejam sempre atendidos.

Acompanhar e avaliar o mapa ajudará você a identificar lacunas e oportunidades para simplificar ainda mais a jornada do cliente. Use sua análise de dados junto com o feedback do cliente para verificar se há obstáculos.

Depois de entender completamente a jornada do cliente da sua empresa, você poderá encantá-lo em todas as etapas com uma experiência excelente.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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