Publicado em por em CRM Agronegócio, Gestão Agrícola, Gestão Comercial, Planejamento Agrícola, Revenda Agrícola

Desafios, benefícios e resultados de implantar um CRM no Agronegócio

No mundo do agronegócio, a digitalização da gestão é uma realidade cada vez mais presente. Porém, quando se trata da implantação de um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) em empresas que atendem produtores rurais, os desafios podem ser significativos.

Essa mudança cultural exige esforço e disciplina para gerenciar os riscos de insucesso. Um dos erros mais comuns é terceirizar a responsabilidade pelo projeto, quando, na verdade, é uma mudança transversal que exige o engajamento de várias áreas da empresa.

É imprescindível que a alta gestão do negócio lidere e patrocine essa iniciativa. Antes de adquirir um software CRM, é necessário definir os objetivos claros desse projeto. Existem quatro objetivos comuns em um projeto de CRM para empresas do agronegócio:

  1. Automatização e Digitalização do Processo de Vendas: melhorar os controles, evitar que os erros do ciclo anterior se repitam e gerar eficiência operacional;
  2. Entregar Serviço de Assistência Técnica aos Clientes: agregar valor à solução e ir além da simples venda de produtos;
  3. Aproximar-se dos Clientes: Registrar informações de interações, preferências, perfil comportamental, planejamento de safra, entre outros, criando um valioso banco de dados para a empresa e possibilitando uma estratégia de relacionamento personalizada por carteira;
  4. Desenvolver Inteligência Comercial: Tomar decisões estratégicas, como territórios, contratações de vendedores, rotas de visitas, participação de mercado, entre outros.

Nessa jornada de implementação do CRM, é fundamental reconhecer a importância de priorizar os objetivos de acordo com o momento do negócio. Tentar abraçar todos os objetivos de uma só vez pode ser tentador, mas também pode sobrecarregar a equipe e resultar em uma execução pouco eficiente.

É preciso manter o foco e a clareza sobre qual objetivo faz mais sentido para a empresa no momento. Assim, é possível concentrar os esforços e recursos naquilo que realmente trará os resultados desejados.

Com uma abordagem estratégica e focada, as chances de sucesso na implantação do CRM serão maximizadas, gerando valor para o negócio, para os colaboradores e, principalmente, para os produtores rurais que contarão com um atendimento ainda mais personalizado e eficiente.

Vamos juntos, rumo ao sucesso no agronegócio digital!

Pessoas, processos e tecnologia no Projeto de CRM

Ao implantar um CRM no agronegócio, é fundamental compreender que o projeto envolve três pilares essenciais: pessoas, processos e tecnologia. Muitas vezes, as empresas investem apenas na ferramenta de software, mas negligenciam a importância de ter uma equipe preparada e engajada no projeto.

Pessoas experientes e com o perfil adequado fazem toda a diferença no sucesso do projeto. É importante ter um patrocinador que defina e defenda os objetivos, um responsável pela execução e uma equipe de consultores e vendedores engajados, que compreendam o valor da ferramenta para eles.

Além disso, é comum encontrar inseguranças desde a fase de análise e compra da ferramenta de CRM. Por isso, é essencial dedicar tempo de qualidade para treinar a equipe, tratar seus feedbacks e acompanhar o uso prático. Criar rituais e relatórios que utilizem os dados inseridos na ferramenta demonstra a utilidade do trabalho realizado.

Benefícios para todos com a digitalização da gestão de clientes

A digitalização da gestão de clientes no agronegócio traz benefícios para todos os elos da cadeia. Para as empresas e proprietários, a estratégia de digitalizar processos de vendas e relacionamento com clientes é essencial para melhorar análises e tomadas de decisões com base em dados concretos.

A gestão comercial pode contar com relatórios mais detalhados e atualizados, facilitando o monitoramento das metas da equipe. O time de marketing operacional também se beneficia, pois pode criar campanhas mais segmentadas, baseadas nas informações registradas no CRM.

Porém, um dos maiores impactos positivos ocorre para os consultores que estão na linha de frente, atendendo os produtores rurais no campo. O CRM facilita a organização do trabalho, apoia na gestão de tempo, agendamento de visitas e registro das informações essenciais para um atendimento personalizado e eficaz.

Valorização dos dados no uso do CRM

Um ponto crucial para o sucesso do projeto de CRM é a valorização dos dados no dia a dia da empresa. Os gestores devem demonstrar que utilizam as informações para tomar decisões estratégicas e, ao mesmo tempo, devem evitar boicotar o projeto criticando inconsistências na fase inicial e voltando a solicitar controles paralelos em planilhas. Ao invés disso, deve cobrar que as inconsistências sejam resolvidas no CRM porque é lá que ele vai buscar as informações para o gerenciamento do negócio.

O CRM representa uma fonte valiosa de dados para análises e planejamentos, portanto, é essencial criar rituais e relatórios que mostrem o valor do trabalho realizado pelos colaboradores. É importante dedicar tempo para treinar e acompanhar a equipe, ouvindo seus feedbacks e incentivando a utilização da ferramenta.

Lembre-se de que a mudança cultural envolve todos os níveis da empresa, e a valorização dos dados é uma peça-chave nesse processo.

O caminho para o sucesso no Agronegócio

Chegamos ao fim da nossa reflexão sobre os desafios, benefícios e resultados do uso de CRM em empresas que atendem produtores rurais. Nossa jornada nos mostrou que a aquisição e implantação de um CRM nesse contexto é um projeto desafiador, mas repleto de oportunidades.

Ao longo do texto, destacamos a importância de contextualizar a mudança cultural necessária para garantir o sucesso do projeto. Não basta terceirizar a responsabilidade ou tentar fazer tudo de uma vez. É fundamental contar com a liderança e patrocínio da alta gestão do negócio, além de estabelecer objetivos claros e alinhados com a equipe.

Vimos que o sucesso do projeto de CRM está intrinsecamente ligado a três pilares essenciais: pessoas, processos e tecnologia. Não se trata apenas de investir em um software, mas de ter uma equipe preparada e engajada, disposta a compreender o valor da ferramenta para seu dia a dia.

Aprendemos que os benefícios do CRM se estendem para todas as pessoas envolvidas. Desde a empresa e seus proprietários, que colhem frutos através da digitalização dos processos de vendas e relacionamento, até a gerência de vendas e a equipe de marketing operacional, que encontram nas informações registradas no CRM a base para tomadas de decisões mais precisas e estratégicas.

Contudo, o maior impacto positivo recai sobre os consultores que estão na linha de frente, atendendo os produtores rurais no campo. O CRM proporciona a esses profissionais uma ferramenta poderosa para organizar o trabalho, agendar visitas, e entregar um atendimento personalizado e eficiente.

Assim, destacamos a importância de valorizar os dados gerados pelo CRM e utilizá-los para embasar as decisões do dia a dia. Os gestores devem demonstrar, através de rituais e relatórios, que as informações são valorizadas, evitando assim boicotar o projeto com críticas na fase inicial.

E para acelerar o retorno do investimento e garantir o sucesso do projeto, ressaltamos a necessidade de utilizar um CRM especializado no agronegócio. Essa escolha permite atender às particularidades do setor, criando um ecossistema integrado de soluções que atendam às diferentes demandas e perfis de gestão de negócios.

Portanto, o caminho para o sucesso no agronegócio, com a implantação bem-sucedida de um CRM, está pavimentado com uma combinação de fatores: liderança comprometida, equipe engajada, valorização dos dados, atendimento personalizado e o uso de uma ferramenta especializada.

Que essas lições aprendidas nos inspirem a tomar decisões estratégicas e a trilhar o caminho rumo ao futuro digital do agronegócio!

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Presidente da Aliare, a mais completa plataforma tech agro do Brasil.

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