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Como implementar com sucesso a automação da força de vendas

Você sabe o que é automação da força de vendas?

A automação da força de vendas pode ser importante para a maioria dos negócios. Sua eficácia é medida pela capacidade da equipe de vendas em impulsionar os resultados e atingir as metas estabelecidas.

No agronegócio por exemplo, executar uma estratégia que traz melhorias à força de vendas, pode ter um impacto positivo a ponto de obter um retorno ao investimento em ferramentas de automação.

Se o objetivo é melhorar a performance do seu negócio agrícola e tornar a força de vendas mais produtiva, continue lendo para entender como.

O que é automação da força de vendas?

A automação da força de vendas é um meio de melhorar a eficácia das vendas através da automatização de tarefas repetitivas. É uma forma de integrar diferentes soluções e softwares para simplificar o processo de vendas.

Essa automação pode ajudar as empresas a acelerar a prospecções de clientes, eliminar tarefas manuais e medir com mais precisão o desempenho de vendas.

Se você administra uma pequena equipe ou um departamento inteiro em uma empresa, sabe que todos têm o mesmo objetivo: melhorar o desempenho para que a equipe seja a mais produtiva possível.

Entretanto, a forma de atingir este objetivo varia de acordo com o local onde você trabalha e quais são as necessidades de sua empresa.

Conhecendo a força de vendas da empresa

Esta é a base de qualquer estratégia de vendas bem sucedida. Antes de implementar novas estratégias, objetivos ou iniciativas, é necessário saber o que torna sua força de vendas única. Por isso, é importante fazer alguns questionamentos:

  1. O que seus representantes fazem no dia a dia?
  1. Qual o perfil de produtor rural a equipe atende?
  1. Que desafios eles enfrentam em sua jornada de vendas?
  1. A equipe possui ferramentas úteis para auxiliar nas vendas?

Empresas bem sucedidas medem e monitoram as métricas que são mais relevantes para sua força de vendas. As métricas que afetam estas estatísticas de vendas podem variar dependendo de sua indústria e serviços.

Por exemplo, se você quiser melhorar sua taxa de fechamento, é imprescindível examinar fatores como o número de oportunidades de vendas, o número de negócios fechados e o tamanho médio dos negócios.

3 passos simples para a automação da força de vendas

Agora que você já sabe o que é e quais são as características de uma força de vendas de sucesso, aqui vão algumas dicas de como melhorar a gestão da equipe:

Defina metas

Ao estabelecer metas de vendas no seu negócio agrícola, é importante entender onde você quer chegar. Ao definir, é crucial ter em mente quais métricas você precisa atingir para fechar um negócio.

Por exemplo, se sua meta de vendas for fechar cinco grandes vendas no valor de R$ 1 milhão ou mais, estabeleça submetas que detalhem quantas prospecções você precisa alcançar e quantas visitas você precisa agendar.

Estes objetivos ajudarão sua equipe a se concentrar nas atividades que ajudarão a fechar o negócio.

Alterne os representantes com base na atividade e na função

Dependendo do setor agrícola que sua empresa atua, é comum que certos representantes possam ser melhores em certas tarefas do que em outras.

Por exemplo, um representante de vendas que passa a maior parte de seu tempo na frente dos clientes ou em visitas técnicas, pode também ser eficaz em chamadas a frio do que em lidar com as objeções dos contatos atuais.

Por isso, ao alternar os representantes com base em sua tarefa e função, você dará a cada membro da equipe uma chance de se sobressair no que eles fazem de melhor.

Esta abordagem não só ajuda a alcançar um nível mais alto de produtividade, mas também proporciona um nível adicional de continuidade para seus clientes, ajudando a construir a lealdade.

Ao mesmo tempo, há certas interações com o produtor rural que merecem ter o mesmo representante, tais como consultoria agronômica, visita técnica, entre outros.

Esta continuidade pode ajudar a construir relacionamentos e fornecer ao produtor uma experiência consistente, podendo ajudar também no pós-venda e na promoção da proposta de valor da marca.

Forneça ferramentas de alta qualidade

Quando for hora de prospectar clientes, fechar negócios ou gerenciar sua equipe, como você conseguirá fazer o trabalho?

As ferramentas que você utiliza para interagir com clientes potenciais podem ter um enorme impacto no desempenho do seu negócio agrícola.

Por isso, antes de escolher em qual ferramenta investir, tenha 2 fatores em mente:

  1. A ferramenta ajudará você a atingir seus objetivos de vendas?
  2. Será que a ferramenta ajudará sua equipe a trabalhar de forma mais eficiente?

As ferramentas variam em custo e complexidade, mas o detalhe mais importante é encontrar algo que ajude sua equipe de vendas a ter sucesso nas prospecções e fidelização do produtor.

Você pode usar uma variedade de ferramentas e métodos para gerar leads e fechar negócios, mas somente aquelas que comprovadamente funcionam irão ajudar na melhoria da produtividade e resultados.

O CRM por exemplo é um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente que é ideal para empresas que desejam automatizar os processos manuais da gestão comercial.

Um exemplo de plataforma que entrega funcionalidades completas é o Clover CRM. A solução inclusive possui um módulo especificamente para a força de vendas que permite:

  • Consultar tabelas de preço e estoque;
  • Fazer vendas online e offline;
  • Visualizar o histórico de vendas;
  • Consultar limite de credíto, entre outras funcionalidades.

clover crm

Resumindo…

Manter sua equipe de vendas no caminho certo é essencial para atingir seus objetivos. Se sua equipe não está cumprindo suas cotas ou se esforçando para fechar negócios, então eles precisam de ajuda.

Os gerentes comerciais devem estar preparados para agir e fazer ajustes para colocar suas equipes de volta no caminho certo. Então, se sua equipe de vendas estiver com algum problema em cumprir metas, é fundamental identificar a causa raiz do problema.

Uma vez que você tenha feito isso, é hora de colocar o plano em ação. Dessa forma, estas estratégias de automação da força de vendas podem ajudar seu negócio agrícola a melhorar a eficácia de sua equipe e alcançar suas metas de vendas.


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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