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5 passos para a fidelização de clientes no agronegócio

A fidelização de clientes é muito importante para o agronegócio, já que o custo de retenção, é menor que o de atrair novos consumidores.

Por isso, criar uma estratégia para conquistar clientes pode ser o fator-chave para o crescimento do seu negócio agrícola.

Além disso, cultivar um relacionamento positivo é o que impulsiona compras contínuas e os leva a escolher sua empresa ao invés da concorrência.

O que é fidelização de clientes?

A fidelidade do cliente é o compromisso do consumidor com a sua marca. Ou seja, é a probabilidade de que os clientes continuem fazendo negócio com sua empresa.

As pessoas são leais a uma marca porque a associam a uma experiência positiva. Isso se dá em relação ao ótimo atendimento, sensação de conexão com os valores e ideais da marca ou alta qualidade de produtos e serviços.

A lealdade acontece como resultado de múltiplas interações positivas que criam um sentimento de confiança ao passar do tempo.

As estratégias corretas de fidelização de clientes ajudam a formar relacionamentos mais duradouros, que, podem aumentar o valor da vida útil do cliente e aumentar a receita.

Qual a importância da fidelização de clientes?

Novos clientes são mais difíceis de convencer do que manter um cliente que já está ciente de tudo sobre sua empresa e seus produtos.

Isso significa que quanto mais clientes recorrentes você tiver, menos terá que gastar em táticas de conversão, campanhas de marketing, entre outras estratégias.

Mas há muitas outras razões também. Clientes fiéis geralmente gastam mais e contam aos amigos e parceiros de negócios, por exemplo.

Com isso, existem vários benefícios de investir na fidelização de clientes:

Maior participação da carteira

Clientes recorrentes normalmente gastam mais do que clientes de primeira viagem. Afinal, é provável que os novos compradores estejam apenas em um período teste para avaliar se vale mesmo o negócio.

Fidelizar o cliente permite que empresas prevejam o crescimento com mais eficiência, ajudando assim na previsão de vendas e também no planejamento financeiro.

Mais indicações

Um estudo do Instituto Nielsen aponta que 92% dos consumidores no mundo confiam mais em um familiar ou amigo do que em qualquer outra publicidade.

Por isso, garantir que seu cliente tenha as expectativas superadas é muito importante para que boas críticas sejam espalhadas adiante.

Maior taxa de conversão

Clientes recorrentes têm uma taxa de conversão média de cerca de 60% a 70%, enquanto os novos clientes têm uma taxa de conversão de 5% a 20%.

Isso significa que quanto mais clientes recorrentes você tiver, menos terá que gastar em táticas de conversão.

Como fidelizar clientes no seu negócio agrícola em 5 passos

O agronegócio representa uma das maiores partes do PIB nacional e por isso, é muito importante garantir um lugar de renome no mercado.

Dessa maneira, definir boas estratégias para fidelizar clientes é um ótimo caminho para essa conquista.

1. Conheça seus clientes e eleve o nível do atendimento

Pode parecer muito óbvio, mas para fidelizar um cliente é preciso se familiarizar com ele. Isso quer dizer que pequenos gestos contribuem bastante para essa estratégia.

Portanto, chame seu cliente pelo nome, conheça sua história, hábitos de compra, necessidades e o trate como gostaria de ser tratado, não apenas como um cliente pagante.

O mau atendimento pode afetar, e muito, a fidelidade à marca e seus resultados.

Consumidores que sentem que possuem suporte a qualquer momento que precisarem, desenvolvem uma relação de comprometimento com a empresa.

Dessa forma, mostre que sua empresa realmente valoriza a relação com os clientes e dá ouvidos aos feedbacks, sejam eles positivos ou negativos.

2. Crie um programa para a fidelização de clientes

Um programa de fidelidade é o conjunto de benefícios oferecidos a clientes, para recompensar o ótimo relacionamento com a empresa.

Essa é uma ótima maneira de incentivar a fidelização de clientes, já que é possível oferecer descontos, promoções, ofertas exclusivas, entre outras recompensas.

No entanto, mensurar a experiência do seu cliente é fundamental para o sucesso do programa. Por isso, acompanhe os indicadores ao logo da vigência para quantificar se a estratégia está mesmo funcionando.

3. Peça feedbacks e mostre que a empresa os valoriza

Garantir que seus clientes saibam que sua empresa valoriza o feedback deles mostra que existe um comprometimento em sempre aprimorar o atendimento.

Além disso, é através desse retorno que é possível também saber o que está errado e encontrar uma solução ou saber o que está dando certo para continuar melhorando.

Os clientes estão mais dispostos a investir em negócios que valorizam suas opiniões. Então, é essencial responder e demonstrar que o feedback tem valor.

4. Busque parcerias de relevância

Parcerias estratégicas podem ajudar sua empresa a melhorar seu planejamento de fidelização de clientes.

Essa é uma ótima oportunidade de expandir os negócios e conhecer novos produtores rurais na sua região.

Ter bons fornecedores como parceiros é uma estratégia não só de atração de clientes, mas também de retenção.

Procure por parceiros que investem na sua própria divulgação, isto é, que já tenham criado uma boa referência para seus clientes. Assim, será mais fácil atraí-los.

5. Melhore continuamente a experiência do cliente

Para fidelizar os clientes, faça deste um processo contínuo de evolução e melhoria. No curto prazo, é relativamente fácil agradar com descontos e vantagens de fidelidade.

Porém, com uma estratégia de retenção de clientes de longo prazo, você pode melhorar continuamente a experiência de cada segmento de sua base de clientes e fazer com que todos se sintam valorizados.

Como o Clover CRM pode ajudar na fidelização de clientes?

Muitas das estratégias para a fidelização de clientes podem ser melhores executadas com uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente.

O Clover CRM é uma solução desenvolvida exclusivamente para negócios agrícolas que permite coletar dados importantes de clientes para contribuir com aperfeiçoamentos no atendimento.

Também ajuda a automatizar processos para aumentar a produtividade dos consultores, reunindo as informações em um só lugar.

Além disso, a ferramenta ainda oferece funcionalidades que permite:

  • Organizar e segmentar sua base de clientes;
  • Diferenciar o atendimento segundo o perfil do cliente;
  • Manter um histórico das ações realizadas no cliente;
  • Realizar e gerenciar fluxo de avaliações e feedbacks;
  • Criar questionários de pós-vendas.

Com a ajuda do software, manter um cliente fidelizado pode ser um processo mais simplificado.

Isso porque sua equipe de vendas terá mais facilidade em entender as necessidades e elaborar estratégias eficazes para fidelizar clientes.

Garantir a fidelização de clientes é uma das coisas mais importantes para o sucesso contínuo do seu negócio agrícola.

Ao adotar o Clover CRM você estará equipado para oferecer um atendimento de maior qualidade para seus clientes.

Por fim, a automação dos processos permitirá que sua equipe de vendas simplifique os esforços e foque, principalmente, na fidelização de clientes e nos resultados.


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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