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Feedback de clientes: por que é importante para seu negócio agrícola

O feedback de clientes é um fator fundamental para o sucesso e crescimento de qualquer empresa.

Conforme um estudo, 93% dos clientes farão compras frequentes com empresas que oferecem um excelente atendimento ao cliente.

Mas a pergunta é: você sabe o que seus clientes consideram como excelente?

Seja qual for a sua resposta, o caminho mais eficaz para ter essa dúvida respondida, é perguntando aos produtores rurais sobre seu negócio agrícola.

Pedir o feedback de clientes poderá ajudar a entender melhor as necessidades e expectativas deles. Além disso, pode levar a grandes melhorias em toda a sua empresa, desde o atendimento até suas ofertas de produtos.

Por que o feedback de clientes é tão importante para o seu negócio?

O feedback de clientes é a informação fornecida sobre estar ou não satisfeitos com um produto ou serviço. Isso também se refere a qualquer experiência geral que eles tiveram com uma empresa.

Para entender os requisitos do seu cliente, é necessário conversar com ele e avaliar suas respostas. A partir disso, é possível construir uma base fiel de produtores rurais e também, conhecer melhor seu mercado de atuação.

Essa avaliação é um recurso valioso para melhorar a experiência dos seus clientes e ajustar estratégias que consigam suprir suas necessidades.

Afinal, quanto mais felizes eles estiverem, maior a probabilidade de permanecerem fiéis à sua marca e de atrair novos consumidores através de recomendações.

5 razões para começar a pedir feedback de clientes

Escutar a opinião de seus clientes é importante porque toda empresa possui um ponto cego. Para isso, dar atenção a quem consome seus produtos e serviços é essencial para entender onde melhorar.

No entanto, existem outros motivos pelos quais obter o feedback de clientes é fundamental.

1. Ajuda a aperfeiçoar produtos e serviços

Quando você introduz um novo produto, marca ou serviço no mercado, é essencial ter uma ideia sobre as necessidades do seu cliente potencial.

A análise de mercado agrícola, por exemplo, dá uma ideia de quem são seus concorrentes, se o produtor estaria disposto a comprar ou até mesmo, se a sua empresa possui oportunidades de crescimento.

Porém, só depois da primeira compra é que os produtores poderão conhecer as vantagens, falhas e avaliar a experiência com o que adquiriu.

A partir desse momento, é que o feedback se faz tão necessário. Isso porque sua empresa pode melhorar o desempenho e se destacar no meio agrícola.

Dessa forma, essa avaliação pode realmente mostrar se as expectativas estão sendo atendidas e se as necessidades estão sendo resolvidas.

2. Ajuda a medir a satisfação do cliente

A satisfação e a fidelidade do cliente são dois fatores cruciais para determinar o desempenho de uma empresa. Isso acontece porque estão diretamente ligados à participação de mercado.

Todo negócio deseja que seus clientes estejam satisfeitos com seus produtos e serviços. Então, a melhor maneira de saber sobre isso, é perguntando suas opiniões.

Por outro lado, a pesquisa de satisfação é uma ótima estratégia para prever vendas. Dessa forma, é possível saber se o cliente voltará a fazer compras com frequência.

3. Mostra que você se importa com a opinião deles

Ao pedir feedback aos seus clientes, você deixa claro que a opinião deles é importante para você. Ouvir a voz deles ajuda a criar relações mais fortes.

Esta é a melhor maneira de ganhar promotores da marca e indicações positivas sobre a empresa.

As recomendações são uma das maneiras mais eficazes e, ao mesmo tempo, mais baratas de conquistar novos clientes e ser confiável para os atuais e potenciais.

4. Melhora a retenção de clientes

Clientes satisfeitos possuem grandes chances de se tornarem fiéis. Porém, o insatisfeito procurará outra empresa que forneça o mesmo tipo de produto ou serviço.

Pedir por feedbacks ajuda a determinar o que é preciso ser melhorado. Então, solicitar avaliações frequentes é um meio de mudar estratégias com mais rapidez.

Um exemplo é que, em muitos casos, um cliente que se mostrou insatisfeito, mas a empresa resolveu imediatamente seu problema, tem maiores chances de reconsiderar a marca e voltar a fazer negócio.

5. Fornece dados que ajudam em decisões assertivas

Tomar decisões baseadas em palpites não é uma boa ideia. Por sua vez, coletar informações de pessoas que realmente consumiram algo da sua empresa, para ajudar em melhorias, é uma ótima solução.

O feedback do cliente é uma das fontes mais confiáveis de dados tangíveis que podem ser usados na tomada de decisões de negócios.

Desse modo, considere as sugestões e as avalie para depois, decidir como investir em mudanças para gerar maiores resultados.

Como coletar feedback de clientes no seu agronegócio

Existem várias maneiras de coletar o feedback dos seus clientes, mas antes de começar, você precisa definir por que está buscando a opinião deles.

Sem uma intenção clara, seu feedback pode não servir para nada.

Por isso, é importante saber qual parte da experiência do cliente deseja melhorar, quais os planos para esses dados e qual meio de coleta de feedbacks é melhor.

Logo após responder a essas questões, você poderá escolher qual a melhor estratégia para o seu negócio.

E-mails e formulários

O e-mail é uma das maneiras mais fáceis de coletar feedback de clientes. Por ser um canal de suporte para a maioria das empresas, você pode usar cada interação como uma oportunidade de pedir uma avaliação.

Para isso, é importante seguir alguns passos:

  • Defina uma meta antes de enviar a pesquisa de satisfação;
  • Envie respostas personalizadas;
  • Personalize o layout do e-mail ou formulário;
  • Determine o gatilho da pesquisa;
  • Analise os dados;
  • Faça ajustes e repita.

Avaliação on-line

Coletar avaliações do Google, por exemplo, pode fornecer informações valiosas sobre o que seus clientes pensam sobre sua empresa.

Esse meio é uma fonte de opiniões sinceras que refletem as experiências dos produtores rurais e oferecem explicações detalhadas. Isso permite que você entenda exatamente o que os produtores gostam ou não gostam em seu produto ou serviço.

Além disso, esse feedback também pode ser uma vitrine para que novos clientes criem interesse em comprar do seu negócio.

Redes sociais e ligações

Os feedbacks realizados nas redes sociais são espontâneos e na maioria das vezes, muito proveitoso.

Acompanhar as menções nas redes sociais e analisá-las periodicamente pode esclarecer muitos questionamentos, além de mostrar os pontos problemáticos do seu negócio.

Ligar para o cliente, por sua vez, é uma maneira mais proativa de coletar feedback e deixar seus clientes à vontade.

Porém, é preciso saber que é necessário segmentar os produtores rurais da sua carteira para que sua empresa consiga as melhores opiniões.

CRM

O CRM tem ganhado espaço entre as grandes empresas, pela facilidade e otimização que ele proporciona na gestão do atendimento do cliente.

Com o mercado da tecnologia em expansão, soluções especializadas para o agronegócio foram sendo desenvolvidas para aprimorar ainda mais esse processo.

O Clover CRM é uma dessas opções que oferece diversos recursos voltados exclusivamente para resolver os problemas reais de empresas agrícolas.

Além disso, a plataforma possui um módulo para questionários de pós-venda, contribui para coletar o feedback de clientes e reunir informações para melhorar a experiência de compra.

Conte com o Clover CRM para aprimorar ainda mais seus produtos e serviços, fidelizar mais produtores e garantir bons resultados.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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