Publicado em por em Gestão Agrícola, Planejamento Agrícola

Estratégia de diferenciação: o que é e como aplicar no agro

Estar um passo à frente da concorrência não é tarefa fácil, ainda mais em um mercado tão competitivo como o do agronegócio. Por isso, investir em estratégia de diferenciação é um ótimo caminho a seguir.

Oferecer aos clientes algo que eles valorizam e que os concorrentes não têm, é uma maneira de aumentar os lucros e a fidelização.

Uma empresa tem a oportunidade de se diferenciar em todos os pontos em que entra em contato com seus clientes. Ou seja, desde o momento em que os clientes percebem que precisam de um produto ou serviço até o momento em que não o querem mais e decidem descartá-lo.

Mas como é possível colocar isso em prática? Continue lendo para descobrir!

O que é estratégia de diferenciação?

Uma estratégia de diferenciação é a abordagem que as empresas usam para atrair e manter clientes, oferecendo a eles um produto ou serviço exclusivo. O principal objetivo desta estratégia é obter uma vantagem competitiva.

A maioria das organizações tem dificuldade em se destacar da concorrência porque só fala sobre o principal produto ou serviço que oferece. Isso geralmente é o mesmo que o concorrente está oferecendo.

Se você deseja diferenciar seu negócio agrícola da concorrência, deve comunicar claramente a proposta de valor exclusiva que oferece ao produtor rural.

Nesse momento, considerar a experiência do produtor rural com a cadeia de consumo também é muito importante. Dessa forma, a empresa poderá descobrir oportunidades para posicionar suas ofertas de maneira mais exclusiva.

Primeiros passos para a estratégia de diferenciação

Quando se trata de dominar um mercado ou apenas permanecer ativo, as empresas têm que lutar para fazer e manter clientes. Entretanto, entende-se que a forma ideal de competir é baixando preços e cortando despesas, mas não é apenas isso.

Reduzir os custos abaixo dos limites ideais leva a uma menor qualidade dos serviços. Além disso, reduzir o preço excessivamente pode destruir a margem de lucro.

Então, é essencial analisar algumas questões:

  • Os consumidores estão cientes de que a empresa pode satisfazer suas necessidades?
  • Eles estão cientes de que ainda têm uma necessidade que pode ser satisfeita?
  • O que faz com que os clientes voltem a fazer negócio com a empresa?

Com esses questionamentos, o negócio agrícola pode criar uma fonte de diferenciação com informações relevantes para conscientizar os consumidores de uma necessidade de uma forma única.

Benefícios de criar uma estratégia de diferenciação

As estratégias de diferenciação têm várias vantagens que podem ajudar o seu negócio agrícola a desenvolver uma característica em seu setor.

Vamos dar uma olhada nas vantagens da estratégia de diferenciação:

1. Concorrência além do preço baixo

É bem comum se deparar com empresas disputando por preços mais baixos com a concorrência. Porém, na etapa de diferenciação de produtos e serviços, não é preciso competir apenas com base nos preços.

Se a qualidade do seu produto for incomparável, os concorrentes terão dificuldade em competir, mesmo que seus preços sejam mais baixos. Esta é uma das melhores vantagens da estratégia de diferenciação.

2. Produtos exclusivos

Basear estratégias de diferenciação em qualidades únicas de um produto também é uma boa escolha.

Sua empresa pode criar uma lista de características que seus produtos contêm e que seus concorrentes não possuem. Essas características diferenciarão seu produto e você poderá comunicar isso por meio de estratégias de marketing e publicidade.

3. Melhor margem de lucro

A diferenciação do produto permite aumentar a valorização. Uma vez que seu produto atinja a aderência com seus clientes, você terá mais retorno. Isso significa que, mesmo com menos vendas, você pode ter receitas maiores.

Por exemplo, se seu mercado-alvo estiver disposto a pagar um preço mais alto por qualidade superior ou melhor valor, você poderá gerar mais receita com menos vendas.

4. Fidelidade à empresa

Criar um lugar importante na mente do consumidor é essencial. A diferenciação eficaz pode fidelizar a marca para os clientes, se uma empresa mantiver a qualidade de seus produtos.

Por exemplo, se você tem uma marca que é comercializada por uma figura influente, provavelmente aumentará a fidelização de clientes porque aumenta o valor de sua marca.

5. Primeira e única opção

Embora existam poucos produtos que tenham um substituto, com um produto diferenciado, você pode criar a percepção da falta de um.

Tal percepção cria uma vantagem competitiva para a empresa. Isso porque os clientes não estarão dispostos a substituir seu produto por outro.

Como criar uma estratégia de diferenciação

As empresas que buscam construir uma estratégia de diferenciação precisam produzir ou projetar produtos e serviços exclusivos ou distintos que criem maior valor para o consumidor.

Existem várias maneiras pelas quais uma organização pode criar uma vantagem competitiva baseada na diferenciação para um único produto ou para a empresa como um todo.

Aqui estão alguns passos para criar uma estratégia de diferenciação:

Conheça seus diferenciais

Para que uma estratégia seja eficaz, é importante identificar o diferencial do seu negócio em relação ao concorrente.

Dessa forma, é possível focar no produto (produtos exclusivos ou inovadores),no marketing (criando campanhas de marketing eficientes) ou no cliente (usando a tecnologia para fornecer melhor atendimento ao cliente).

Deixe seus diferenciais claros pra o público-alvo

Depois de identificar o diferencial, é hora de pensar em que o público estará mais interessado em relação à diferenciação.

Por isso, é imprescindível mapear muito bem as características que fazem do seu negócio único, seja ela ligada ao preço, reputação, atendimento, entre outras.

Entenda seu valor e entregue-o ao cliente

É comum encontrar no campo tanto aquele produtor que confia mais em sua intuição e experiência, como o que deseja complementar com o que existe de melhor no mercado.

Dessa maneira, criar diferentes oportunidades de gerar valor é uma ótima tática para se adaptar, prever e suprir as necessidades dos clientes.

Quanto maior for a qualidade e as informações reunidas, melhor elas poderão ser empregadas e mais previsível tornará a percepção do cliente.

Conte com um CRM agro

A ação determinante para buscar sua diferenciação pode ser muito simples, basta implementar uma tecnologia que facilite toda a estratégia.

O CRM é uma plataforma que auxilia no gerenciamento e atendimento de clientes, além de ajudar em todas a gestão comercial, principalmente se a ferramenta for especializada para o agronegócio.

Isso porque um CRM agrícola oferece funcionalidades que permitem otimizar tempo, recursos e esforços.

O Clover CRM é um exemplo de software que simplifica a estratégia de diferenciação, pois com ele é possível:

  • Entender seus clientes com uma boa segmentação de mercado;
  • Integrar operações do campo, das rotinas do produtor, com sua estratégia comercial;
  • Encontrar seus clientes de maior potencial e focar seus recursos naqueles que podem gerar maior retorno;
  • Coletar dados, analisar informações e tomar decisões que possam impactar diretamente o produtor;

Em suma, o uso de estratégias de diferenciação adequadas associadas a um CRM pode marcar um antes e um depois no desempenho da empresa. Competir, hoje, é ser o melhor no que faz, agregando valor ao que oferece aos seus clientes.

Conheça o Clover CRM na prática para entender melhor como a plataforma pode ajudar na estratégia de diferenciação do seu negócio agrícola.

demonstração gratuita Clover CRM


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR