Com a expansão do agronegócio, investir em soluções para ajudar a sua equipe comercial a melhorar o desempenho e resultados é uma boa escolha.
A automação do processo de vendas está cada dia mais popular com a implementação de plataformas CRM. Isso porque lidar com muitos dados de clientes pode ser um desafio se feito manualmente.
Com a popularidade do uso do CRM, muitas opções foram surgindo, inclusive as especializadas para o mercado agrícola.
Mas, na prática, como o CRM agrícola pode melhorar a rotina da sua equipe comercial e contribuir para o aumento de vendas? É sobre isso que falaremos neste artigo.
Quais as principais funções de um sistema de CRM agrícola?
Como já diz o nome, CRM é uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente que permite armazenar dados e facilita a rotina de vendas.
Segundo uma pesquisa da Aberdeen, equipes comerciais que utilizam a solução têm 24% mais chances de atingirem a cota anual de vendas.
Já conforme dados da Capterra, 47% dos usuários de CRM dizem que tiveram um impacto significativo na retenção e satisfação de clientes.
No entanto, o software vai muito além disso. Existem muitas outras funções vantajosas para uma equipe comercial. Confira abaixo:
Armazenamento de dados
Essa é uma das funções mais importantes desempenhadas pelo CRM. Ele coleta e armazena informações sobre clientes-alvo e as centraliza num banco de dados.
Esses dados podem ser facilmente acessados a qualquer hora, de qualquer lugar. As informações coletadas são usadas pelas empresas para entender o comportamento de seus clientes. Isso ajuda a proporcionar uma melhor satisfação a eles.
Gestão de carteira
O CRM é essencial para controlar melhor a gestão da carteira de clientes. Isso porque ele permite segmentar cada grupo de acordo com seu comportamento e necessidade.
Assim, é possível criar estratégias diferenciadas e abordagens mais personalizadas para melhorar o relacionamento com cada um.
Dessa forma, garantir a fidelização é mais fácil, já que os clientes são melhor atendidos e possuem maiores chances de se tornarem fiéis.
Controle de custos
A redução de custos é um dos grandes desafios na frente de qualquer empresa. No entanto, um negócio só é bem-sucedido se conseguir fornecer produtos e serviços de ótima qualidade e com bom custo-benefício.
Dessa forma, o CRM contribui para reduzir as despesas do negócio agrícola, minimizando a papelada envolvida.
Aumento de vendas
O software de gestão do relacionamento de clientes também visa aumentar as vendas e o lucro do negócio.
É por meio da ferramenta que a equipe comercial pode gerar oportunidade de negócios com clientes já existentes e concentrar em técnicas cross-selling e upselling.
Quando os clientes estão satisfeitos, a venda cruzada e o upselling são eficazes para gerar mais vendas. Os clientes começam a acreditar em determinada marca e experimentam seus diferentes produtos.
Por que a sua equipe comercial precisa de um CRM agrícola?
As soluções de CRM podem impactar positivamente os negócios, trazendo benefícios como maior produtividade, aumento de receita e uma melhor experiência de atendimento ao produtor rural.
O CRM ajuda a equipe comercial a otimizar suas agendas e priorizar tarefas diárias. Isso garante que os clientes não sejam ignorados e os principais produtores rurais em potencial sejam contatados a tempo.
O sistema também permite que os representantes passem mais tempo com o produtor, levando a mais negócios fechados e ao desenvolvimento de uma base de clientes mais forte.
Além disso, como todos os dados do cliente são armazenados, ele pode ajudar os consultores a analisar as necessidades de seus clientes e potencialmente antecipar quaisquer desafios no momento ideal.
Esse processo ajuda a aumentar a satisfação e a confiança do cliente, o que criará fidelidade e maiores margens de lucro.
Se usado corretamente, a plataforma consegue impulsionar o desempenho de qualquer time de vendas e os ajudará a se destacar nos seguintes fatores:
- Melhores prospecções e retenções de clientes;
- Acompanhamento de oportunidades de venda;
- Aumento das taxas de alcance de metas.
Em poucas palavras, um CRM está diretamente relacionado ao sucesso da equipe comercial.
5 benefícios do CRM agrícola para a sua equipe comercial
Aqui estão 5 vantagens pelas quais a sua equipe comercial se beneficiará com a adoção de uma solução de CRM.
1. Oferece uma experiência mais personalizada ao produtor rural
O atendimento ao produtor pode ser demorado e em meio a isso, possuir várias etapas até o fechamento do negócio.
No agronegócio, o fluxo de clientes pode ser grande, o que pode atrapalhar o atendimento personalizado.
Através de um CRM agrícola, a equipe comercial pode segmentar os produtores rurais por grupos semelhantes e a partir disso, definir estratégias que foquem em suas necessidades.
Desse modo, os clientes percebem com mais facilidade o quanto a empresa os valoriza e a possibilidade de fidelização aumenta.
2. Ajuda em previsão de vendas mais precisas
Tomar decisões baseadas em dados é o segredo para qualquer empresa que tem em vista crescer e aumentar os lucros.
Um CRM agrícola pode fornecer informações valiosas sobre os dados que a equipe comercial coleta de todos os clientes.
Assim, a equipe comercialnão precisa gastar horas tentando descobrir tendências de compra futuras ou estimativas de desempenho.
3. Aumenta a retenção de clientes
A probabilidade de vender para um cliente existente é de 60 a 70% em comparação com a probabilidade de 5 a 20% de vender para um novo.
Isso destaca a importância de construir uma base de clientes fiel para aumentar as vendas frequentes e ajudar na publicidade boca a boca.
Por exemplo, você pode desenvolver programas de fidelidade personalizados para recompensar clientes potenciais com ofertas especiais, descontos e campanhas promocionais.
Além disso, com um CRM sua equipe comercial pode cultivar relacionamentos em todas as etapas do funil de vendas.
4. Reduz tarefas administrativas
O CRM ajuda a equipe comercial a reduzir a maioria das tarefas administrativas, reduzindo e até removendo algumas ações repetitivas que levam muito tempo, mas geram pouca lucratividade.
Por exemplo, o CRM armazena detalhes de produtos e preços e conduz os consultores pelo funil de vendas, passo a passo.
Além disso, dá uma maior mobilidade, já que é possível acessar qualquer dado ou histórico de clientes de onde estiver, apenas usando um dispositivo móvel.
5. Auxilia no planejamento e gerenciamento de tempo
Cada pessoa da equipe comercial possui uma meta e um grupo de clientes diferente. Nesse sentido, as estratégias de atendimento são diferenciadas.
Com um CRM, os consultores podem priorizar não só tarefas, mas também clientes que possuem maior potencial.
É por meio de um planejamento estratégico que a equipe comercial pode chegar mais rápido aos seus objetivos para atingir os resultados desejados.
Escolha o CRM agrícola que se alinhe a sua equipe comercial
De nada adianta investir em um sistema de CRM, se ele não condiz com a realidade da sua equipe comercial. Além disso, escolher a plataforma errada pode até mesmo desmotivar o uso da mesma.
É muito importante que haja um processo de implementação da solução para que a equipe comercial esteja ambientada com os recursos e esteja bem treinada para utilizar todas as funcionalidades.
Desse modo, é mais que fundamental testar a ferramenta antes de decidir em qual investir. Portanto, dê preferência para empresas que ofereçam um período de teste gratuito.
O Clover CRM, por exemplo, é uma plataforma exclusivamente voltada para o agronegócio que oferece uma demonstração de toda a interface do software.
A avaliação é gratuita e é uma oportunidade para você tomar a decisão assertiva. Dessa forma, sua equipe poderá ver como funciona toda a interface e entender na prática todos os benefícios para a rotina de vendas.
Por fim, dê prioridade para a ferramenta que melhor encaixe com as necessidades e expectativas do seu negócio agrícola. Só assim, sua equipe comercial poderá atingir os melhores resultados, ganhar mais produtividade e converter mais vendas.
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