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Como fechar mais negócios com um CRM agro

Um CRM agro, como o Clover CRM, que possui recursos voltados especialmente para negócios agrícolas, pode ajudar a equipe comercial a identificar oportunidades e a fechar mais vendas.

A plataforma pode simplificar o contato com novos clientes e produtores rurais em potencial, o armazenamento de dados, processo de fechamento de negócios, entre outras tarefas.

Quando implementado eficazmente, o CRM agro deve ser visto como um meio importante para promover benefícios de melhorar a eficiência e produtividade, bem como a precisão de previsão e realização de vendas.

E para ajudar você a entender melhor os motivos de um CRM especialista no agronegócio ser tão importante para a equipe de RTVs e gerentes, reunimos neste artigo, informações sobre como a ferramenta pode ajudar a fechar mais negócios. Confira!

Quais as vantagens de um CRM agro?

Não é mais nenhuma novidade que o agronegócio é um mercado em expansão. Desse modo, a tecnologia acompanha o avanço e se especializa cada dia mais no setor.

É o que vemos no caso de empresas que desenvolvem plataformas de CRM. Para o agronegócio, tem surgido softwares com funções mais específicas com o intuito de atender exclusivamente às necessidades do segmento.

O Clover CRM, por exemplo, é uma plataforma de gestão do relacionamento com o produtor rural que possui 3 módulos: operacional, gestão de carteira e estratégico.

A partir desses módulos, os principais benefícios que podem ser proporcionados são:

  • Aumento de vendas;
  • Aumento da lucratividade;
  • Melhor posicionamento de produtos e serviços no mercado;
  • Aumento da satisfação do produtor rural;
  • Custos operacionais reduzidos;
  • Maior retenção da base de clientes existentes;
  • Maior chance de atrair novos clientes.

Como o uso do CRM é comumente definido como parte de uma estratégia, é possível concluir que ele pode conter uma série de funções que oferecerão às empresas agrícolas oportunidades de obter ou manter vantagem sobre seus concorrentes.

As organizações precisam criar uma base de conhecimento sobre sua carteira para que seus produtos e serviços possam atender melhor às necessidades atuais do produtor.

Assim também, o CRM agro viabiliza a segmentação de cada grupo de clientes e permite reunir informações relevantes que poderão ser utilizadas para adaptar a ofertas para proporcionar maior satisfação.

Como usar o CRM agro para aumentar as vendas

Antes de mais nada, o CRM dá mais autonomia para o representante e mais tempo de produtividade para que ele explore mais as possibilidades de venda.

Mas não é só isso! Como a plataforma otimiza os processos sem que seja preciso registrar tudo manualmente, todos os dados de clientes estão centralizados em um único lugar.

Além disso, o CRM agro também contribui para:

1. Compartilhar informações com toda equipe

Se os processos de venda não forem gerenciados eficazmente, isso pode causar muitos contratempos desnecessários e perda de tempo. Por isso, manter toda a equipe com informações atualizadas reduz o risco de erros.

Por exemplo, se um produtor rural for contatado duas vezes para o agendamento de uma visita, isso pode fazer com que sua empresa pareça desorganizada.

Um sistema de CRM pode armazenar todas as informações relevantes e compartilhá-las com sua equipe, para que todos saibam sobre o andamento das vendas e nenhum trabalho desnecessário seja gasto.

2. Aprender mais sobre o produtor rural

O CRM agro pode ajudar sua equipe de RTV a obter uma boa quantidade de dados de clientes em potencial a partir de aspectos comportamentais e demográficos.

Nesse sentido, essas informações podem impulsionar as vendas, permitindo um atendimento personalizado e ofertas exclusivas, fazendo com que o produtor fique mais satisfeito.

A equipe também pode descobrir quais segmentos de clientes são mais valiosos. Certamente, haverá certos grupos em sua base de clientes que estarão dispostos a gastar mais em um produto ou serviço.

O Clover CRM oferece um módulo de segmentação que permite:

  • Entender os aspectos comportamentais de compra e negociação;
  • Entender os aspectos psicográficos;
  • Traçar o perfil do cliente relacionado ao potencial econômico;
  • Segmentar clientes por carteira.

3. Acompanhar as vendas

Você precisa estar constantemente monitorando seu ciclo de vendas se quiser fechá-las mais rápido, para manter relacionamentos duradouros e fidelizar o produtor rural.

Desse modo, usar o CRM para estar a par do andamento desses fechamentos pode ajudá-lo a corrigir quaisquer falhas em seus métodos para melhorar suas vendas.

Cada etapa pode ser supervisionada pela plataforma, que pode dizer o que está funcionando, o que não está e o que precisa ser feito e corrigido para acelerar o processo.

4. Gerar relatórios

Conseguir gerar relatórios facilmente pode ajudar sua empresa a aproveitar melhor os dados coletados, que podem ser usados para tomar decisões mais assertivas e a implementar melhor estratégias.

O Clover CRM é um CRM agro que fornece painéis e recursos de automação que eliminam qualquer necessidade de coletar informações manualmente para relatórios. Ao contrário dos relatórios manuais, ele permite gerá-los em tempo real.

Além disso, através da plataforma também é possível gerar Relatório de Despesas de Viagens ou RDV que facilitam não só a rotina dos gestores como também a dos representantes de vendas.

5. Obter uma visão geral de desempenho

É importante saber quais membros da equipe estão superando as metas e tendo baixo desempenho. Desse modo, é necessário conseguir ver quais táticas específicas estão funcionando para seus melhores representantes e onde certos membros da equipe podem melhorar.

Um bom CRM agro possui módulos de gerenciamento de metas, como o Clover CRM. Através dele é possível fazer uma análise do desempenho do time.

Além disso, a plataforma também proporciona o planejamento de serviço com a equipe, criando planos de ação individuais para cada produtor, contribuindo para um atendimento mais personalizado e para um maior fechamento de vendas.

6. Praticar o upselling e cross selling

Por fim, um CRM agro pode ajudar diretamente para colocar em prática as estratégias de upselling ou cross selling, o que pode contribuir para aumentar o valor de uma venda e a satisfação do produtor rural.

Isso porque você terá todas as informações do cliente registradas na plataforma e poderá oferecer produtos ou serviços adicionais que podem complementar a compra ou fornecer uma solução para outro problema que eles estão procurando resolver.

CRM Agro: conheça o Clover CRM

Aproveitar todas as funcionalidades de um CRM agro, como o Clover CRM, é uma das melhores maneiras de aprimorar seus esforços de vendas.

Muitos contêm os recursos necessários para adicionar a estrutura e a eficiência necessárias para fechar negócios consistentemente.

Dessa forma, você pode identificar onde sua equipe está perdendo oportunidades, fornecendo as informações necessárias para abordar os pontos ineficazes das estratégias do processo de vendas.

Contudo, se você ainda não está convencido sobre a eficácia da plataforma, pode tirar todas as suas dúvidas com uma demonstração gratuita do Clover CRM. Entre em contato com um de nossos consultores e confira na prática como funciona um CRM agro.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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