Publicado em por em CRM Agrícola, Gestão Agrícola

Como melhorar a gestão de carteira do seu negócio agrícola

Seu negócio agrícola possui uma boa gestão de carteira de clientes?

Gerenciar adequadamente a carteira de clientes pode ser a chave de sucesso que falta para alavancar as vendas.

Hoje, as empresas não competem apenas pela qualidade dos produtos, mas também por quem pode oferecer o melhor serviço. Porém, de nada adianta ter uma vasta lista de clientes se ela não é bem administrada.

Portanto, se os resultados do seu negócio estão abaixo do esperado, é um ótimo momento para analisar a sua gestão de carteira.

Para te ajudar, reunimos neste post as respostas sobre o que é e como fazer uma gestão de carteira de clientes eficiente. Boa leitura!

Gestão de carteira de clientes: o que é?

A carteira de clientes ou portfólio de clientes são todos os contatos comerciais que uma empresa já estabeleceu. Inclui produtores rurais ativos, que consumiram e que podem ainda consumir, e os inativos, que já fizeram negócio ou não possuem mais interesse.

Então, a gestão de carteira é todo o processo de gerenciamento das interações com os consumidores. O objetivo principal dessa estratégia é construir e manter bons relacionamentos para reter mais clientes e garantir sucesso na fidelização.

Como gerenciar o portfólio de clientes com eficiência?

O setor agrícola é bastante competitivo, o que significa que construir uma base de consumidores fiéis nem sempre é uma tarefa fácil.

Nesse caso, é fundamental investir em estratégias de diferenciação para estar à frente da concorrência e garantir a fidelização da sua carteira de clientes.

Além disso, seguir algumas dicas podem simplificar essa etapa:

Defina expectativas realistas e alcançáveis

Não prometa nada que não possa cumprir apenas para agradar seus clientes. Isso pode causar problemas maiores mais tarde.

É importante passar a imagem de que as propostas podem ser concretizadas com sucesso. Com isso, o produtor idealizará que o trabalho, prazos e resultados não apenas são alcançáveis, mas também honestos.

Receba o feedback do produtor e aprenda sobre a perspectiva dele

Para ser capaz de atingir as expectativas do seu cliente, você precisará de um tempo para estudar seu feedback e construir um plano de ação.

Desse modo, é possível definir uma estratégia que melhor aborde a necessidade e as dores do produtor quanto ao que ele realmente precisa.

Conheça as necessidades do seu cliente

Essa dica pode parecer muito óbvia. Mas você precisa entender seu cliente e sua empresa para enfrentar os desafios gerais.

Quando você compreende o ponto de vista do produtor, você melhora o relacionamento e ajuda a antecipar suas necessidades. Isso mostra que realmente existe um interesse de ajudar e resolver o problema.

Divida a carteira de clientes

Selecionar e distribuir os produtores rurais entre os consultores é uma ótima estratégia. Assim, é possível que o foco seja por região, porte de cliente, faturamento, consumo, entre outros fatores.

Dessa forma, é possível dar mais atenção às necessidades de um cliente específico e estabelecer uma comunicação adequada. Manter uma comunicação regular e ter em mente as preferências do produtor é essencial para a fidelização.

Não abandone os clientes inativos

É fato de que o custo de atrair novos clientes é muito maior do que reconquistar os antigos. Por isso, vale a pena tentar um novo contato com aquele cliente que já não compra a um tempo.

Este é um excelente momento para compreender os motivos pelos quais ele se afastou e mudar a estratégia de atendimento para tentar reconquistá-lo.

Vale também oferecer produtos e serviços exclusivos e personalizados para que o mesmo sinta que a empresa se importa e está interessada em entregar valor.

Melhore o cross-sell e up-sell dos produtos

O cross-sell é a estratégia de fornecer produtos complementares aos clientes com base na compra que o produtor rural efetuou anteriormente. Enquanto, o up-sell é a oferta de produtos premium que se encontram na mesma categoria.

Ao implementar um sistema de CRM, você pode melhorar tanto o cross e upsell de seus produtos, além de aumentar a força de vendas.

A solução permite que você acesse as informações necessárias para entender as preferências do cliente e, em seguida, recomendar novos produtos. Com isso, o software pode ainda antecipar as necessidades e otimizar a previsão de vendas.

Como um CRM agrícola pode facilitar a gestão de carteira?

Um CRM fornece a visibilidade que sua equipe de vendas precisa para ser mais eficaz. Ter toda a carteira de clientes e informações de cada um deles em um só lugar, otimiza e aumenta a produtividade.

Além disso, o portfólio de clientes é armazenado em um banco de dados, o que facilita que o histórico não se perca caso um consultor mude de empresa.

A plataforma dá mais autonomia para que o gestor comercial acompanhe também todo o processo de atendimento e alinhe as metas e estratégias quando achar necessário.

Adotar um CRM agrícola garante que empresas do setor tenham em mãos funcionalidades específicas que agregam ao trabalho de toda a organização.

O Clover CRM é uma solução 100% especializada para o agronegócio que contribui com eficiência para melhorar a gestão de carteira de clientes. Assim como oferece benefícios para uma gestão comercial, financeira e operacional mais otimizada.

Conheça o Clover CRM e solicite agora uma demonstração gratuita para ver na prática como implementar a gestão de carteira da sua empresa.

clover crm


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR