Publicado em por em Gestão Comercial, Planejamento Agrícola

Como calcular o potencial de mercado do seu negócio agrícola

Seu negócio agrícola está pronto para o mercado. Mas o mercado está pronto para o seu negócio agrícola? Avaliar o potencial de mercado é fundamental quando você se prepara para expandir seus negócios.

Saber o posicionamento da sua empresa e a força de vendas que ela possui é tão importante quanto apostar em uma gestão altamente eficiente. Isso porque esses parâmetros permitem que você possa investir no crescimento.

O potencial de mercado ajuda a planejar melhor as estratégias de vendas de produtos e serviços com mais assertividade. Mas você sabe como calculá-lo?

Neste artigo, explicaremos o que é potencial de mercado, quais os aspectos que o influenciam e como calcular o da sua empresa. Confira!

O que é potencial de mercado?

O potencial de mercado é uma avaliação das vendas previstas de um produto ou serviço que você planeja oferecer no mercado. A estimativa começa pelo volume de vendas seguida pelo cálculo da receita.

De maneira geral, a ideia acima pode ser definida sob duas óticas diferentes. A primeira é quando essa análise é feita em relação ao mercado como um todo. De certo modo, isso também indica quanto os consumidores estão dispostos a pagar por produtos ou serviços de um segmento.

O potencial de mercado do setor agrícola, por exemplo, seria a medição de quanto os produtores se dispõem a gastar.

Já o potencial de mercado de uma empresa tem a ver com a capacidade de venda que ela é capaz de gerar num determinado período de tempo. Essa análise pode ser feita para um segmento industrial como um todo, ou seja, a agroindústria.

Tal capacidade pode fornecer uma análise macro ou mais focada, dependendo do objetivo em conhecer esse potencial.

Como calcular o potencial de mercado da sua empresa

Quando você deseja conhecer seu valor de mercado, é necessário atentar para dois fatores-chave: o que você vende e para quem você vende.

Caso você atue em uma revenda de defensores agrícolas, por exemplo, é importante que você saiba quem são os consumidores e potenciais produtores da área de atuação.

Além disso, também é preciso levantar dados sobre o tamanho da propriedade e a quantidade de produtos necessários para atender a área.

O mesmo serve para sementes ou maquinários, já que você deve fazer estimativas de quais podem ser as necessidades máximas dos seus clientes.

Esse tipo de cálculo é feito com o levantamento de dados obtidos em publicações especializadas ou com fontes confiáveis, como os próprios clientes ou trabalhadores das propriedades, por exemplo.

A intenção não é gerar um cálculo exato, mas é importante que a margem de erro não seja muito grande. Ou seja, você achar que seu potencial de mercado é de vender 10 mil galões de pesticida por mês quando, na verdade, é de apenas mil.

Desse modo, para calcular o potencial de mercado por valor, a fórmula é:

Potencial de mercado = tamanho do mercado x preço unitário

Também é importante entender que potencial de mercado não é a mesma coisa que previsão de vendas.

Enquanto a previsão de vendas é o quanto você efetivamente espera vender diante de uma série de fatores, o potencial é a capacidade correspondente a quanto você pode vender, se todos os clientes avaliados comprarem do seu negócio.

3 passos para analisar o potencial de mercado do seu negócio

Avaliar com precisão o potencial do mercado é vital para seu planejamento financeiro. Por isso, é imprescindível ter em mente que os números variam conforme períodos e outros fatores específicos.

Pensando nisso, separamos 3 passos para fazer uma análise mais assertiva:

1. Identifique o tamanho e a demanda do mercado

O tamanho do mercado descreve sua base de clientes em potencial. Dos produtores rurais em seu mercado-alvo, você precisa determinar o número de clientes em potencial para quem seu produto é útil e relevante.

Nesse caso, é importante considerar os aspectos demográficos como faixa etária, preferências por produtos e até mesmo os recursos financeiros.

Isso significa investigar o comportamento do consumidor para identificar o nível de interesse no tipo de produto que você oferece.

2. Investigue a concorrência

Para uma estimativa realista do potencial de mercado, a análise competitiva é obrigatória. Primeiro, você identifica sua verdadeira concorrência. Os verdadeiros concorrentes são empresas que oferecem um produto similar para o mesmo público-alvo.

Em mercados altamente competitivos, como o agronegócio, você pesquisa as empresas com mais semelhanças no produto que oferecem e para quem o oferecem – e em qual nível de preço.

Para chegar ao tamanho real e calcular o potencial de mercado, avalie a participação de mercado de seus concorrentes e obtenha insights sobre a fidelidade do cliente.

O objetivo é estimar quanto do mercado ainda está “aberto” e quão grandes são as chances de você conquistar a fatia de seus concorrentes.

3. Calcule a lucratividade

Por fim, quando chegar a uma estimativa da fatia realista do mercado que você pode conquistar, é hora de estabelecer a lucratividade.

O tamanho do mercado potencial pode determinar a que preço você pode oferecer o produto e quanto lucro você pode obter.

Caso seja um novo produto, é preciso calcular seu ROI e o tempo que levará para atingir o ponto de equilíbrio. Talvez seja necessário ajustar o nível de preço para aumentar o mercado disponível ou aumentar o preço para cobrir suas despesas.

Por último, considere o tipo de produto que você está oferecendo. Você pode esperar compras repetidas de clientes satisfeitos ou este é um item único que não precisará ser substituído? Isso afeta a demanda ao longo do tempo e seu cálculo de lucratividade no longo prazo.

Como ampliar o seu potencial de mercado

De maneira geral, esse referencial pode aumentar quando você realiza uma otimização de seu potencial. É o caso, por exemplo, de investir em produtos e serviços que destaque dos concorrentes.

Como o seu negócio passa a ser o único que tem a novidade disponível, o potencial de mercado se eleva enquanto o da concorrência, obviamente, diminui.

Além disso, você pode ampliar sua capacidade atuando de duas maneiras estratégicas:

  1. Ampliando a área física de atuação, ou seja, disponibilizando os produtos para mais clientes;
  2. Ampliando o mercado, fornecendo mais produtos, por exemplo.

Se você passa a vender online ou passa a entregar em outras cidades, seu potencial de mercado aumenta, assim como se você aumenta o seu catálogo de produtos oferecido aos clientes.

O potencial de mercado do seu negócio é um conceito que diz respeito à sua capacidade de vender, gerar lucro e crescer. O cálculo é simples, mas exige um levantamento de dados confiáveis e análises baseadas em previsões.

Quanto a aumentar esse referencial, isso é possível ao oferecer novidades em produtos e serviços ou expandir suas atividades da empresa, tanto fisicamente quanto em questão de mercado.

Restou alguma dúvida sobre como calcular o potencial de mercado do seu negócio agrícola? Continue acompanhando os conteúdos do blog para saber mais!


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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