Publicado em por em Gestão Agrícola, Planejamento Agrícola

Como ter mais clientes recorrentes no seu negócio agrícola

Definir estratégias para fidelizar o produtor rural é fundamental para manter um negócio rentável. Contudo, ainda mais do que isso, é importante estabelecer um plano de ação que os tornem clientes recorrentes.

Os clientes que retornam são uma das peças-chave de todos os negócios de sucesso, pela simples razão de que eles contribuem para a lucratividade contínua.

Isso porque, além de já estarem familiarizados com sua empresa, produtos e serviços, possuem vontade espontânea de voltarem para comprar mais vezes.

Ter um cliente fiel é a confirmação de tudo o que você está tentando fazer. Significa que seu produto ou serviço atende a necessidades específicas do produtor. Também confirma que toda a experiência de compra funciona tão bem quanto deveria.

Mas o que é preciso para tornar um cliente recorrente? Continue a leitura para saber!

O que é um cliente recorrente e qual seu valor?

Em poucas palavras, um cliente recorrente é aquele que fez uma compra e retornou para fazer outra. Então, quando um produtor rural faz sua primeira aquisição, o objetivo da equipe comercial é fazê-lo retornar.

Existem muitas razões pelas quais é vantajoso concentrar esforços em clientes recorrentes. Um desses motivos é o fato de ser mais eficiente, já que pode custar até cinco vezes mais caro conquistar um novo cliente do que reter um já existente.

De acordo com uma pesquisa, clientes que retornam gastam até 67% a mais no terceiro ano do que nos primeiros seis meses. Portanto, o valor dos clientes recorrentes não é apenas significativo, mas, na verdade, aumenta à medida que eles se tornam mais fiéis.

Em resumo, produtores que retornam podem ser mais baratos para reter e gastam mais do que compradores de primeira viagem.

Qual a importância de ter clientes recorrentes?

Os clientes que retornam geralmente são mais objetivos nas compras porque fazem parceria com sua marca e se sentem seguros sobre seus serviços e produtos. Dessa forma, eles geram uma receita estável para o negócio.

A fidelidade do cliente, por sua vez, aumenta o conhecimento da marca, já que estão mais dispostos a fazer indicações da empresa. Isso não apenas melhora a lucratividade da empresa, mas também ajuda a ampliar seu alcance.

As empresas mais bem-sucedidas são construídas em torno de uma sólida base de clientes que continuam voltando para comprar mais produtos ou serviços.

Mas também, existem outras razões pelas quais clientes recorrentes podem ser importantes.

Clientes recorrentes têm um valor de vida útil mais alto

O valor da vida útil do cliente é maior para clientes recorrentes. A cada compra, um cliente fiel gastará mais do que um novo, fazendo mais pedidos ou acrescentando adicionais. Um dos principais fatores é a confiança.

Quanto mais clientes fiéis confiam em uma empresa, menos eles hesitam em comprar. É por isso que promover novos produtos para compradores recorrentes exige menos esforço do que promover os produtos para novos.

Clientes recorrentes gastam mais

Os clientes recorrentes não apenas compram mais seus produtos, mas também têm um valor médio de pedido mais alto do que os consumidores iniciantes.

Além disso, eles estão mais dispostos a aceitar ofertas de upselling e cross selling já que confiam nas indicações e sabem que sua empresa entende as necessidades que possuem.

O número de compras anteriores feitas e há quanto tempo um cliente usa seus serviços afetam diretamente em quanto ele gastará em seu negócio.

Clientes recorrentes testam novos produtos e serviços

Um cliente recorrente está geralmente aberto a testar um novo produto ou serviço, pois já estabeleceram um relacionamento de confiança e valoriza as indicações do representante de vendas.

Como aumentar os clientes recorrentes no seu negócio agrícola

Para manter os produtores voltando ao seu negócio, você deve criar a melhor experiência possível para eles. As principais dicas para aumentar o número de clientes que retornam ao seu negócio inclui:

Recompense os produtores recorrentes

A lealdade não pode ser cultivada da noite para o dia. Então, incentivar clientes recorrentes a comprar, é essencial para manter os custos de aquisição baixos e aumentar a receita.

Clientes fiéis são aqueles que não apenas veem valor em seu negócio, mas também se sentem valorizados. Coletar feedback por meio de pesquisas de satisfação, formulários e levá-los em consideração, pode elevar a experiência geral do produtor.

Além disso, programas de fidelidade diferenciados podem promover ainda mais um sentimento de satisfação para eles.

De acordo com a Harvard Business Review, as empresas com programas de fidelidade têm um crescimento de receita 2,5 vezes mais rápido do que os concorrentes.

Forneça excelente atendimento ao cliente

O atendimento é a etapa mais importante da experiência do cliente e pode ajudar a fazer com que eles se sintam valorizados e leais ao seu negócio.

Certifique-se de alinhar as estratégias aos desejos e necessidades específicos do produtor sempre que possível, oferecendo uma escuta ativa e receptiva.

Outro meio é personalizar o atendimento de acordo com a característica de cada produtor, de modo a estreitar os laços e estabelecer uma comunicação ainda mais exclusiva.

Além disso, dê continuidade ao contato após a compra, pois o simples fato de estar disposto a interagir mostra sua dedicação. Portanto, tente envolvê-los de maneira honesta e pessoal para obter feedback sobre como você pode melhorar o processo de compra.

Revise os dados de clientes

Você pode analisar os dados do cliente para personalizar seus serviços, compreendendo o comportamento de compra do produtor para adaptar estratégias e atrair ainda mais seu interesse.

Nesse sentido, utilizar um CRM agro pode facilitar o processo, já que a plataforma otimiza a armazenagem de dados e ainda oferece vários recursos que podem auxiliar na rotina da equipe de representante de vendas.

Aborde imediatamente as reclamações

Lembre-se sempre de que a fidelidade do cliente pode levar anos para se desenvolver, enquanto uma experiência negativa pode levar segundos para acontecer.

Certifique-se de responder rapidamente às preocupações do produtor rural, não importa o quão insignificantes elas pareçam. Você não apenas aumenta a chance desse cliente retornar ao seu negócio, mas também mostra aos novos o quanto você valoriza sua base.

Obtenha o máximo dos clientes recorrentes

Os clientes recorrentes são a maneira mais eficaz de melhorar a relevância e a lucratividade do seu negócio agrícola. Quando você se concentra em cultivar relacionamentos duradouros, o sucesso virá automaticamente.

As empresas de sucesso evoluem constantemente ouvindo as demandas e feedback de seus clientes. Em seguida, modificando suas vendas, produtos, processos e estratégias para atender a constantes mudanças.

Seguindo as dicas acima será possível oferecer mais valor adicional para reter mais clientes recorrentes, atingindo assim, as metas de crescimento do seu negócio agrícola.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais!


Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR