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Black Friday no agronegócio: como se destacar da concorrência?

Planejar uma estratégia para a Black Friday no agronegócio é uma grande oportunidade de atrair mais clientes e se destacar da concorrência.

Além disso, é um ótimo momento para aumentar as vendas, já que a procura por produtos e serviços cresce nessa época.

Segundo um levantamento feito pela Neotrust, o faturamento da Black Friday em 2021 foi de R$5,419 bilhões, sendo um crescimento de 5,8% em comparação com 2020.

Então, considerando que essa é uma das melhores épocas do ano para se ter um maior volume de vendas, vale a pena investir em estratégias para acelerar os resultados.

Seu negócio agrícola está pronto para a Black Friday? Acompanhe as dicas que reunimos neste artigo!

Como preparar seu agronegócio para a Black Friday

A princípio, sabemos que essa data é muito esperada pelos consumidores que desejam economizar na compra de produtos e serviços.

Embora a Black Friday seja conhecida por acontecer na última sexta do mês de novembro, muitas pessoas já começam a procurar por oportunidades a partir do final de outubro.

Determinar estratégias com antecipação é um ótimo modo de já estar preparado para o fluxo de procura no seu negócio agrícola.

Dessa forma, vale atentar a alguns pontos que podem ajudar nisso:

  • Realize um balanço do estoque e esteja a par de tudo o que está disponível;
  • Cheque a previsão de vendas dos produtores rurais em potencial;
  • Faça pedidos dos produtos que obtenha mais saída;
  • Determine as ofertas e descontos que serão oferecidos;
  • Oriente a equipe comercial quanto as estratégias de Black Friday.

Assim, com essas etapas organizadas, agora é a hora de definir quais estratégias implementar.

6 estratégias de vendas para a Black Friday no agronegócio

O aumento de vendas na Black Friday é algo já esperado por todos os varejistas. Afinal, esse é o momento ideal para atrair e fidelizar produtores rurais.

Nesse sentido, é importante traçar estratégias eficazes que surtam real efeito nos resultados.

1. Comece com antecedência

De acordo com um estudo da Tidio, 23% dos consumidores esperam que suas marcas favoritas comecem a Black Friday semanas antes da última sexta do mês.

Impulsionar as vendas com antecedência pode trazer uma visão geral sobre o que os produtores rurais estão esperando e assim, as estratégias poderão ser ajustadas ao decorrer do mês.

Mas é importante entender que os clientes esperam por ofertas que realmente compensem em relação ao investimento que farão.

2. Ofereça brindes e frete grátis

Uma estratégia muito usada é a de oferecer brindes e, caso sua loja tenha um e-commerce, frete grátis nas compras a partir de um valor específico.

Dar um presente gratuito com a compra é um ótimo pontapé para fazer com que os clientes decidam com mais rapidez sobre adquirir um produto ou serviço. Isso porque eles se sentem recompensados.

Além disso, isso mostra que a sua empresa os valoriza, criando um sentimento de pertencimento que pode fazer com que os mesmos voltem e continuem comprando.

3. Crie um senso de urgência

Outra forma de acelerar a decisão de compra é criando um senso de urgência em relação aos descontos e quantidade de estoque.

Desse modo, é possível criar ofertas que duram pouco tempo para incentivar que os clientes fechem negócio com mais rapidez.

4. Promova um programa de fidelidade

Transforme seus compradores da Black Friday em clientes fiéis, oferecendo um programa de fidelidade para manter seus negócios durante todo o ano.

Uma vez que você oferece descontos exclusivos e brindes para cada compra efetuada, isso irá incentivá-los a continuar comprando.

Os programas de fidelidade vão além dos descontos. Eles permitem que você crie um vínculo mais duradouro e personalizado com seus clientes.

5. Incentive os clientes a comprarem mais itens

Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas na Black Friday é através do cross-selling. Essa estratégia consiste em vender itens complementares com o produto principal.

Essa é uma ótima maneira de atrair compradores a comprar coisas que talvez não tenham considerado e aumentar o número de itens que compram.

6. Acompanhe o pós-venda

O valor de um cliente para sua marca cresce com o tempo. Se o seu objetivo é transformar esses compradores pontuais em clientes fiéis e duradouros, o pós-venda pode ajudar.

Conforme um estudo da Shopify observa que o valor da vida útil do cliente é o mais baixo em datas como a Black Friday.

Isso porque, para 64% dos varejistas, os compradores adquiridos durante a Black Friday têm um valor vitalício menor do que os compradores adquiridos em qualquer outra época do ano.

Mas isso pode mudar fazendo um acompanhamento após a compra, colhendo feedbacks e melhorando a experiência dos produtores rurais.

Dessa forma, é possível mostrar que sua marca realmente valoriza os negócios deles e que você está comprometido em fornecer total apoio às necessidades.

Simplifique a Black Friday com a ajuda de um CRM

Certificar-se de que seu negócio agrícola está pronto para a temporada de compras da Black Friday com bastante antecedência ajudará você a executar as estratégias acima de maneira eficaz.

Sempre procure informações de seus clientes para ter certeza de que está oferecendo a eles as ofertas que eles realmente desejam.

Por fim, se você tiver dados de anos anteriores sobre a Black Friday, use-os. Descubra o que funcionou e o que não funcionou e ajuste o plano de ação deste ano de acordo.

Para isso, o uso de uma plataforma de CRM agrícola pode simplificar todo o processo de implementação das táticas.

Conheça o Clover CRM e descubra como ele pode auxiliar seu negócio a aumentar as vendas e a fidelização de produtores rurais na Black Friday e durante o ano todo.

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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