Publicado em por em Distribuidor de Insumos

Barter: entenda o que é a operação e saiba suas vantagens

Você sabe o que é Barter?

O agronegócio brasileiro tem se adaptado à era tecnológica e além disso, vem incluindo novos métodos de negociação na rotina diária das empresas e dos produtores rurais, como é o caso da operação de Barter.

Com o crescimento contínuo da produção agrícola, os produtores precisam otimizar a compra de insumos para manter a produtividade no campo e entregar um produto de qualidade.

Grande parte das compras são feitas a partir de recursos provenientes de créditos rurais. Neste contexto surgiram novos modelos de comercialização e o Barter é um deles.

Entenda o que é a operação Barter e as vantagens dessa negociação para as empresas de insumos agrícolas e produtores rurais.

O que é a operação Barter?

A palavra Barter vem do inglês e significa ‘’troca, permuta ou escambo’’.

No agronegócio, a prática trata-se de uma operação financeira, onde produtores e distribuidores de insumos efetuam a troca de produtos entre si.

Esse modelo de comércio teve seu início na década de 90 e atualmente é muito usada no meio agrícola.

A negociação é simples de entender:

O produtor adquire insumos para o plantio da lavoura e no fim, o distribuidor recebe como pagamento parte dos produtos que foram resultado do cultivo.

O mais importante da transação é a possibilidade de obter melhores resultados, tanto para incrementar o volume de negócios de quem está vendendo insumos, quanto para os produtores rurais.

Trocas no modelo Barter

O início da troca é feito pela negociação dos commodities e insumos, avaliando assim a viabilidade da transação.

O acordo envolve 3 partes:

  • Produtor rural: é responsável por fornecer os documentos para a troca, receber os insumos e produzir commodities para o pagamento da operação;
  • Distribuidor de insumos: responsável por alinhar, formalizar a negociação e fornecer os insumos;
  • Trading: interessado em comprar o produto para consumo ou venda.

Geralmente, empresas de insumos possuem parcerias com tradings, companhias de importação ou exportação que possuem papel essencial no processo final do repasse, pois definem o preço do produto com base na cotação do mercado.

É importante citar que o Barter, geralmente está ligado à Cédula de Produto Rural (CPR), o que garante o compromisso entre os associados.

O documento é validado em cartório e assinado por todas as partes juntamente com a Cessão de Crédito.

A Cessão de Crédito estabelece os valores dos commodities, com base na análise do mercado, antes da safra.

Vantagens da operação Barter

A grande importância do barter é garantir ao produtor a compra de insumos para a sua safra, sem que haja a necessidade do usar dinheiro como moeda de troca.

Além disso, facilita o gerenciamento do negócio ao proteger o produto do custo das variações do preço das commodities.

Isso permite que revendas agrícolas possam oferecer a mercadoria com um preço mais justo ao consumidor final.

Além disso, aderir ao Barter traz outras vantagens para o produtor e distribuidores de insumos como:

  • Custo-benefício: diferente de outras opções de financiamento e créditos rurais, o Barter é uma parceria firmada em cartório. Seu custo é definido antes da negociação, garantindo que o produto fique livre das variações de preços do mercado.
  • Fidelização: Como a troca é baseada em ciclos, isso permite que a parceria seja duradoura entre o produtor, distribuidor e trading, tornando um negócio vantajoso entre ambas as partes.
  • Redução de perdas: uma vez que o produtor adere ao Barter, o mesmo reduz perdas na armazenagem, já que faz as trocas são realizadas no fim da colheita.
  • Novas oportunidades: a negociação abre portas para o contato com diversos tipos de compradores, o que pode gerar mais oportunidades de vendas e maior alcance de mercado.

Como um CRM agro pode facilitar as operações de Barter?

As operações de Barter são muito importantes para manter as cadeias produtivas em desenvolvimento, suprindo assim as demandas do agronegócio.

Para diminuir os riscos é fundamental que empresas de distribuição e revendas de insumos possam acompanhar as técnicas de plantio, manejo e desenvolvimento de cada produtor.

Implantar o uso de um CRM especialista em agronegócio é uma ótima maneira para registrar todas as informações sobre cada propriedade e cultivo.

Dessa forma, é possível acompanhar toda a safra e manter um relacionamento próximo com cada produtor rural.

O Clover CRM é uma solução que, além de possuir opções de mapeamento de propriedades e registro de informações de produtores, permite gerenciar trocas de produtos ou insumos por operação Barter.

A plataforma ainda oferece recursos de gestão para melhorar a produtividade da rotina no campo e no escritório, com opções de monitoramento em tempo real, remoto e totalmente off-line.

Solicite uma demonstração gratuita do Clover CRM e continue acompanhado nosso blog!


Publicado por:
Arquiteto de Soluções na Aliare e especialista em implantação de CRM voltado para o agronegócio.

Solicite demonstração

Preencha com seus dados e nossa equipe entrará em contato com você para agendar uma demonstração.

FECHAR