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Análise de vendas no agronegócio: como um CRM pode ajudar

A análise de vendas no agronegócio pode ser um desafio quando feita sem o apoio das ferramentas certas. No entanto, com o uso de um CRM, por exemplo, esse processo pode ser simplificado e mais assertivo.

De acordo com um estudo recente da Grand View Research, 91% das empresas com 10 ou mais funcionários usam um software de CRM. Outro estudo descobriu que 74% concordam que a tecnologia de CRM lhes dá melhor acesso aos dados.

Com um CRM que oferece recursos analíticos, é acessível obter dados mais precisos sobre as vendas feitas durante um período determinado. A partir disso, é possível definir estratégias para melhorar o desempenho para os próximos anos.

Além disso, as análises de vendas também fornecem uma visão geral sobre o atendimento ao cliente, ajudando a monitorar os esforços para atender as suas necessidades.

Com o uso do CRM crescendo cada vez mais, é essencial aprender como se beneficiar dos recursos que a plataforma oferece para ganhar mais vantagem competitiva no mercado do agronegócio.

Neste artigo, entenderemos como, de fato, o CRM pode ajudar a simplificar a análise de vendas, além de otimizar outros processos de empresas agrícolas. Acompanhe!

O que é análise de vendas?

A análise de vendas é a verificação de dados para avaliar a performance da equipe comercial. Ela fornece informações valiosas sobre os produtos e serviços de melhor e baixo desempenho, oportunidades de vendas e mercado e inclui também a previsão de vendas.

Analisar regularmente os dados de vendas fornece uma visão ampla sobre o que o produtor rural está consumindo e ajuda a entender melhor o comportamento de compra dos mesmos.

Além disso, contribui também para encontrar padrões que justifiquem perdas no fechamento de negócios, permitindo traçar estratégias para que isso seja evitado.

Benefícios da análise de vendas

Os benefícios da análise de vendas abrangem toda a empresa, desde o departamento comercial até o de marketing, podendo eles se beneficiarem ao obter mais visibilidade em suas operações.

O acesso a essas informações e relatórios podem agilizar a tomada de decisões e levar a um aumento de produtividade. Mas também existem outros benefícios que podem ser notados:

Tome decisões com base em dados

Análises de vendas eficazes e regulares revelam como seu plano de vendas está se saindo e medem o desempenho de cada representante individual de sua equipe em tempo real.

Assim, é possível traçar metas e estratégias que sejam mais alcançáveis, melhorando os resultados conforme as projeções mostradas nas análises.

Identifique seus clientes mais lucrativos

Os representantes de vendas do seu negócio agrícola passam a maioria do tempo interagindo com produtores rurais que agregam valor à sua empresa.

Portanto, é inestimável identificar as características dos clientes que gastam mais dinheiro em seus produtos, ou seja, os que tem mais potencial e permanecem fiéis à sua empresa.

Com a análise de vendas, é possível identificar quais são esses produtores, quanto eles gastam e quais são as outras oportunidades de fechar negócio com eles novamente.

Expanda seu alcance de mercado

A análise e a interpretação dos dados de vendas também fornecem informações sobre seus não clientes e também sobre a concorrência.

Essa informação é fundamental para aprimorar suas estratégias de vendas, planos de ação e personalizar suas futuras atividades de marketing para encontrar novos clientes.

Aumente as oportunidades de vendas

Um relatório de análise de vendas eficaz apresenta seus padrões ou tendências de vendas, ajudando a identificar possíveis oportunidades ou problemas.

Por exemplo, se um produto tem uma tendência crescente de demanda, é sinal que será necessário armazenar mais estoque.

Se um item tiver um padrão de vendas decrescente, você pode decidir baixar os preços, dar descontos para obter mais saída ou mudar a abordagem de oferta.

Identifique a rentabilidade dos produtos e serviços

A análise de vendas atribui custos e acompanha receitas, facilitando a identificação da lucratividade de seus produtos ou serviços.

Com esses dados, você pode ajustar sua estratégia vendas para oferecer suporte aos produtos com maior oportunidade de crescimento futuro.

Nesse sentido, aloque recursos de forma mais eficiente para os serviços ou produtos de baixo giro para evitar o excesso de estoque. Considere a utilização desses dados ao implementar descontos de produtos ou alterações de preço.

Como fazer uma análise de vendas com a ajuda de um CRM

Contar com um CRM para fazer a análise de vendas pode ajudar a ter mais precisão ao coletar dados e os organizar. Além disso, o processo pode ser mais simples, já a solução otimiza os relatórios e os gera com mais facilidade.

A partir disso, você pode seguir alguns passos para ter a sua análise:

1. Selecione o que deseja analisar

Não é possível executar uma análise de vendas se não souber que tipo de dados está interessado em analisar. Ainda mais quando o que quer enxergar é uma perspectiva de toda uma estratégia implementada.

Uma análise de vendas pode ser muito reveladora sobre o desempenho do produto, departamento ou equipe. Portanto, antes de fazê-la saiba o que você está tentando entender primeiro e parta daí.

2. Identifique objetivos específicos e mensuráveis

Em seguida, concentre-se em algo mensurável. Por exemplo, se você administra uma loja agropecuária e recentemente fez uma promoção de um mês em que todos os seus produtos foram marcados com 30% de desconto.

Agora, você deseja determinar quais dos seus produtos venderam melhor em relação a outro período semelhante. Nesse caso, você poderá analisar as vendas seguindo essas métricas em específico, através do CRM.

Nesse sentido, terá um balanço sobre os resultados dos dois períodos para saber se sua estratégia funcionou e se deverá continuar colocando-a em prática.

3. Determine com que frequência deseja analisar as vendas

A frequência com que você revisa os dados variam de acordo com a natureza da análise. Você pode querer medir os dados semanalmente, mensalmente, trimestralmente ou até mesmo diariamente.

Certos relatórios analíticos de vendas garantirão monitoramento contínuo para referência futura. Como o CRM reúne todos os dados, essa tarefa é mais simples, já que basta apenas alguns cliques para ter acesso a eles.

4. Analise os dados e procure tendências

Por fim, com os dados levantados com a ajuda do CRM, é hora de analisar as informações de forma qualitativa e quantitativa.

A partir dessa análise é possível obter detalhes sobre o comportamento do produtor rural, taxas de conversão de produtos e serviços, resultados de campanhas de marketing, entre outros aspectos.

Com essas conclusões, você poderá ajustar estratégias ou corrigir problemas para melhorar os resultados para os próximos meses, visando aumentar o desempenho geral.

Por que escolher um CRM para fazer a análise de vendas?

A análise de vendas é uma estratégia de negócios eficaz e fundamental para aumentar a lucratividade. Ela utiliza dados históricos para estabelecer o sucesso ou fracasso de estratégias e ajuda a identificar áreas de melhoria.

Otimizar os relatórios de análise de vendas com um CRM que dispõe de recursos analíticos, pode aumentar a produtividade e auxiliar na tomada assertiva de decisões, uma vez que os dados são mais precisos.

Além disso, a plataforma contribui para se ter uma visão geral de todas as oportunidades de negócios, tendências de mercado, informações de clientes, entre outras funções pertinentes que facilitam a rotina de um negócio agrícola.

Portanto, escolher o CRM ideal que atenda às necessidades da empresa é essencial para potencializar não só suas vendas, mas também as análises. Nesse caso, uma solução especializada no agronegócio pode ser mais indicada.

Faça sua análise de vendas com o Clover CRM

O Clover CRM é uma plataforma exclusivamente voltada para negócios agrícolas que desejam otimizar a gestão comercial e de relacionamento com o produtor rural.

Com um painel analítico e intuitivo, a solução oferece recursos que permitem gerar relatórios de vendas a qualquer momento, o que permite acompanhar em tempo real os resultados da empresa.

Assim, toda a equipe pode estar alinhada com as metas e objetivos, focada em aproveitar as oportunidades de negócios a serem fechados.

Além disso, o Clover CRM ainda permite fazer a análise de vendas por:

  • Produto e classe de produto;
  • Marca;
  • Região, filiais, equipes e consultores;
  • Performance de produtos.

Solicite uma demonstração gratuita e saiba como um CRM pode transformar a sua análise de vendas!

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Publicado por:
Formada em Comunicação Social Audiovisual, pós-graduada em Linguagens e Processos de Realização para o Cinema e Analista de Conteúdo na Aliare.

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